Procurar
Close this search box.

Exército comemora o seu dia na Guarda

Entre 22 e 27 deste mês, a Guarda acolhe comemorações de uma instituição que, segundo o autarca local, pode ser “uma grande oportunidade” para a juventude

Durante uma semana, todas escolas, do primeiro ciclo ao ensino superior, da região, irão marcar presença nas comemorações do Dia do Exército, que decorrem na Guarda, entre 22 e 27 deste mês. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Sérgio Costa, na passada quinta-feira, 3, altura em que foi apresentado o programa comemorativo da efeméride.

O autarca mostrou-se satisfeito por ser a Guarda a receber esta efeméride, disse que esta é uma forma de “abrir os horizontes, sem qualquer tabu” a civis, militares, e também aos jovens, que podem ter no Exército uma oportunidade de futuro.

Também o chefe de Estado Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, considerou que este é “um mundo de oportunidades”, num exército que é hoje “mais moderno” e conta com pessoas bem formadas, qualificadas. Segundo o mesmo, a programação tem uma componente muito virada para os jovens, com a presença do padre Guilherme, DJ que esteve com o Papa Francisco, a ser uma das “armas” para atrair público mais jovem. O “padre DJ” fará um espetáculo único, na companhia da Banda Sinfónica do Exército e de Mafalda Santos, uma cantora guardense.

Em vários momentos, os 50 anos do 25 de Abril serão foco da programação, por exemplo, em exposições, com destaque para a do fotógrafo Alfredo Cunha, natural de Celorico da Beira, que também participará num seminário sobre o Dia da Liberdade.

A Guarda verá também o desfile de cerca de 250 veículos militares, que marcam presença durante a semana na cidade, que contará com a presença de veículos que estiveram no 25 de Abril [de 1974] como a famosa ‘Bula’. Durante essa semana, a cidade acolherá, segundo os responsáveis, cerca de 1.500 militares, que irão mostrar o Exército e interagir com os cidadãos.

As comemorações dividem-se por vários pontos da cidade, com destaque para a Praça Luís de Camões, chamada de Praça Velha e o Parque Urbano do Rio Diz. Espaços municipais como o arquivo, o teatro e o museu também acolhem iniciativas e os Passadiços do Mondego recebem o “Radical Adventure”.

No dia 24 de outubro, Dia do Exército, a Igreja de Santa Cruz, em Coimbra acolherá, “como sempre”, a celebração religiosa, presidida por o cardeal de Lisboa, Rui Valério, e, a partir do meio da tarde, a cidade da Guarda, volta a ser o palco das comemorações.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã