É de novo no lugar do Vidoal, à entrada da vila (pelo terceiro ano consecutivo), numa tenda montada para o efeito, que decorre no próximo fim-de-semana a 31ª edição da ExpoEstrela, uma feira de atividades económicas, mas não só, que tem como objetivo promover e valorizar tudo o que se faz no concelho, desde os produtos locais ao artesanato.
Associada ao Carnaval, “o melhor da montanha” segundo a Câmara de Manteigas, entidade promotora, a feira conta com produtos endógenos que são trabalhados no território, especialmente os ligados à pastorícia, à recolha da lã, à produção do típico tecido de burel ou o famoso queijo Serra da Estrela. Dias em que Manteigas espera atrair milhares de visitantes e em que, por norma, a ocupação nas unidades hoteleiras chega a estar acima dos 90 por cento.
Em termos musicais, há um cartaz que conta com alguns nomes do panorama nacional, bem “misturados” com a tradicional “prata da casa”. No primeiro dia do evento (que decorre até terça-feira, 4), sábado, 1, atuam, à noite, Toy, e de seguida Bárbara Bandeira. A festa continua com a animação de Maskarilha e do DJ Pérdi.
No domingo, dia 2, destaque para o concerto que une as duas bandas filarmónicas de Manteigas (a Música Velha e a Música Nova) aos Capitão Fausto. Depois, a noite prossegue com o DJ Overule e o DJ Trindade.
Já na segunda-feira, é a vez do rapper português Julinho KSD subir ao palco, seguindo-se os Kiss Kiss Bang Bang e o Dj Dilcio.
Os bilhetes já estão à venda na Câmara de Manteigas. O geral custa seis euros. O da primeira noite, três euros, o da segunda, dois, e o da terceira, três euros. A entrada é limitada à capacidade do recinto. Há ainda descontos de 50% para portadores do cartão júnior municipal, e a entrada é gratuita para portadores dos cartões de pessoas com mais de 65 anos, apoio à eficiência, mérito escolar ou cartão social dos bombeiros voluntários.
Além da música, está previsto um baile e concurso de máscaras (dia 3) e um desfile pelas ruas da vila, dia 4, que contará com crianças das escolas, coletividades, freguesias ou instituições, subordinado ao tema “Montanha encantada: a magia dos contos infantis”.
“O desfile é um acontecimento etnográfico que tem perdido alguma tradição. Espero e apelo a que as pessoas participem” disse na passada quarta-feira, 19, na reunião do executivo, o presidente da Câmara, Flávio Massano. O autarca acredita que serão dias que atrairão muita gente ao concelho, até porque neste fim-de-semana alargado são muitos os que tiram férias e as crianças também não têm escola.