É inaugurada dia 1 de setembro, no Museu da Covilhã, a exposição “Uma Viagem pela Filarmonia: do século XIX ao século XXI”, promovida pela Câmara da Covilhã, com o objetivo de destacar o papel das bandas do concelho.
A mostra, onde é possível ver painéis sobre cada filarmónica e peças relacionadas com a história de cada uma, fica patente até 29 de dezembro.
“A autarquia pretende reconhecer o trabalho que as bandas filarmónicas desenvolvem em prol da sociedade e da cultura, bem como contribuir para valorizar e incrementar o trabalho desenvolvido pelas mesmas na cultura popular covilhanense”, frisou o município, em comunicado.
Na mesma nota é referido que esta é também uma forma de “preservar a história e lembrar que as bandas se constituem como um capital valioso, com um impacto e uma influência substancial na vida da comunidade”.
Na exposição vão estar representadas a Banda Filarmónica Caseguense, a Banda Filarmónica Cortense, a Banda da Covilhã, a Banda Filarmónica Eradense, a Banda Filarmónica do Paul, a Banda Filarmónica Sanjorgense, a Banda Filarmónica Estrela, a Filarmónica Popular de Verdelhos e a Banda Filarmónica Carvalhense.