Foi da Soalheira que este ano saiu aquele que foi considerado o melhor queijo do mundo. E é toda essa vertente, do saber fazer, da valorização de um produto endógeno, que a freguesia local, Câmara do Fundão e Associação de Queijeiros da Soalheira pretende enaltecer com a realização, este fim-de-semana, da 17ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, “uma referência no panorama gastronómico nacional”.
O evento, segundo a organização, promete trazer à região “os sabores autênticos e os melhores queijos do mundo” e os visitantes terão a oportunidade de provar e adquirir “produtos de excelência, diretamente dos produtores locais, num ambiente repleto de tradição e autenticidade.” Além da degustação de queijos, a feira contará com outras iguarias regionais, animação cultural e diversas atividades para toda a família.
Na abertura, sexta-feira, 23, pelas 18 horas, há uma homenagem à cantora Alexandra (Maria José Canhoto), no largo Dr. Francisco Rolão Preto. A artista, que atua depois, pelas 22 horas, é natural daquela localidade. Os cantares do Pólo Sénior da Soalheira e a Fanfarra Nem Fá Nem Fum, de Famalicão da Serra, completam a primeira noite.
No sábado, 24, haverá um espaço infantil “Fábrica do Queijo”, uma rota da pastorícia, a feitura do queijo ao vivo, a visita a explorações agrícolas e às 18 horas a inauguração de um mural em homenagem aos queijeiros. À noite, o destaque vai para um concerto de Mafalda Veiga. No domingo, o evento encerra, à tarde, com um encontro etnográfico.
Hoje, quinta-feira, 22, e amanhã, sexta-feira, 23, integradas na Feira, decorrem as sextas Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas, que “pretendem promover e divulgar as raças autóctones e o território que ocupam, constituindo-se como uma iniciativa destinada a estudantes, criadores, profissionais da área e público em geral” diz a organização, a cargo da Câmara, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Alpetratínia, IPCB e Ovibeira.
Nesta edição haverá a criação de um espaço animal e atividades lúdicas sobre as raças direcionadas aos alunos do concelho do Fundão. Haverá, ainda, uma exposição de pósteres de trabalhos técnicos, científicos e artísticos sobre raças autóctones que estarão em exposição durante o evento.