Procurar
Close this search box.

Festa das varas e do fumeiro invoca tradições em Aranhas

Evento gastronómico, com programa cultural “vasto e eclético”, decorre entre sexta-feira e domingo

É aguardada uma “grande moldura humana” na Festa das Varas e do Fumeiro, em Aranhas, Penamacor, entre esta sexta-feira e domingo, num evento que alia a tradição da produção de enchidos ao cantar das Janeiras na localidade.

O momento mais emblemático está previsto para sábado, às 15:00, altura em que se realiza o Desfile das Varas, seguido do Leilão do Fumeiro. No cortejo participam pessoas a ostentar peças de fumeiro que produzem, mas também há quem adira a esta tradição levando enchidos de outras pessoas.

A iniciativa, segundo o presidente da Câmara de Penamacor, António Beites, começou em 2015, com o intuito de “potenciar a fileira do enchido”, além de procurar preservar tradições associadas a esse costume enraizado no concelho, tentar que o que se faz seja transmitido às gerações mais jovens, para que não se perca, e aproveitar para ter mais um evento cultural, que aumente o fluxo turístico.

O costume de o Rancho Folclórico das Aranhas cantar as janeiras aliou as duas componentes na mesma freguesia.

De acordo com o presidente do município, o hábito criar e matar o porco era um acontecimento familiar, e procurou-se aproveitar para incentivar a transformar esse costume “numa mais-valia comercial”, que, segundo António Beites, já levou alguns produtores a certificarem os seus produtos, para os poderem comercializar, um aspeto que gostaria de ver neste momento mais desenvolvido.

“Um dos problemas é por vezes chegar ao último dia e já não há enchido para comercializar. Precisávamos de uma produção em quantidade superior para dar resposta à procura”, disse ao NC o autarca.

António Beites sublinhou que os temperos são muito diferentes de região para região e destacou a importância de aproveitar os conhecimentos de quem sabe fazer para os transmitir aos mais jovens.

“Queremos também aproveitar o saber das nossas gentes com mais idade para que esta vertente culinária de se fazer o enchido não se perca. Queremos que as gerações seguintes possam continuar a manter esta tradição da confeção do enchido com os temperos à moda de como sempre se fez aqui no nosso território, para não se perder esta mais-valia gastronómica do concelho”, acentuou o presidente da Câmara de Penamacor, que organiza a Festa das Varas e do Fumeiro em parceria com a Junta de Freguesia e com o Rancho Folclórico locais.

Em Aranhas vai ser possível degustar ou comprar os produtos de fumeiro em cerca de duas dezenas de tasquinhas, disse António Beites, segundo o qual o programa cultural é “muito vasto, muito eclético”.

No dia 26 está programada a atuação, a partir das 21:30, de Carolina Ceia e dos Magenta, e dia 27, pelas 22:30, sobe ao palco Tiago Silva. Os chefs Marco Santos e Rui Cerveira vão cozinhar ao vivo e há mostras de artesanato, espetáculos musicais e animação de rua, além do XXIII Festival de Folclore de Aranhas, dia 28.

O presidente da autarquia considerou que o certame tem condições para já poder ter atingido um patamar superior e assinalou que as grandes feiras gastronómicas dedicadas ao enchido no norte do país têm mais de três décadas e, por isso, se encontram “numa segunda geração”, acentuando que o evento em Aranhas tem margem para crescer.

O presidente da edilidade adianta que o investimento na Festa das Varas e do Fumeiro ronda os 50 mil euros.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã