Procurar
Close this search box.

Festival promove um pastel com molho único

Terceira edição do Festival do Pastel de Molho decorre de sexta-feira, 28, a domingo, 30. Um produto “da Covilhã” cujo o elemento diferenciador é “o molho”

Sete expositores e nove produtores certificados. É isto, e muito mais, o que poderá encontrar no próximo fim-de-semana (entre sexta-feira e domingo) na terceira edição do Festival do Pastel de Molho, que decorre no Jardim das Artes, com o objetivo de valorizar aquela que é uma das principais iguarias gastronómicas do concelho.

O certame foi apresentado na passada semana e promete, segundo a Câmara da Covilhã, que organiza o certame em conjunto com a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, e Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), “continuar uma trajetória de crescimento que foi registada nos anos anteriores”.

A vereadora com o pelouro da cultura na autarquia, Regina Gouveia, lembra a importância que este festival tem na promoção de um produto que faz parte das tradições e hábitos dos covilhanenses, lembrando o trabalho que está a ser desenvolvido para reforçar e preservar a identidade cultural da Covilhã. A autarca recorda que o pastel de molho é “um produto que só existe no concelho” covilhanense, e que o evento tem ajudado a uma maior procura do produto.

Para Paulo Carvalho, presidente da Confraria, quem visitar qualquer outra zona do País não encontrará este tipo de pastel, e vinca que a grande diferença está no molho, com a entidade que representa a apostar cada vez mais na certificação do mesmo. Durante o festival, o molho será exclusivamente produzido pela Confraria e disponibilizado aos participantes. Paulo Carvalho acredita que o festival pode representar um sucesso ainda maior que o do ano passado.

João Marques, presidente da AECBP, diz que este é um produto que começa a ser conhecido lá fora, que se vai afirmando como um ativo que cria valor económico e que o seu desenvolvimento pode torna-lo uma “âncora” do turismo.

Ao longo dos três dias, o festival decorre entre as 18 e as 24 horas, e também conta com animação musical com grupos locais, designadamente a Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (sexta-feira), as Vozes do CAI (sábado) e o Grupo de Concertinas da Covilhã (domingo). Sábado e domingo, às 18:30, a ASTA – Teatro e outras Artes vai apresentar um espetáculo.

Tendo como objetivo projetar este produto fora da Covilhã, esta semana a Confraria promove visitas a instituições no concelho vizinho do Fundão.

O Pastel de Molho da Covilhã é um produto gastronómico feito à base de massa folhada, recheado com carne, que é servido com molho de açafrão e que ficou muito associado aos hábitos alimentares da classe operária das fábricas que marcam a história do concelho.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã