Caso queira, entre amanhã, sábado, 28, e a próxima terça-feira, 31, tirar “um retrato” à antiga, só tem mesmo que ir ao Pelourinho, junto ao Centro de Inovação Cultural (Teatro Municipal) e dirigir-se a um fotógrafo, vestido à moda antiga, que vai tirar fotografias “À la minute”, no âmbito do Diafragma – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais.
Segundo a Câmara da Covilhã, o objetivo é desafiar as pessoas que passem na Praça do Município a tirar uma fotografia e a recebê-la no minuto seguinte. O projeto será desenvolvido por João Paulo Barrinha, um fotógrafo, videógrafo, formador e ator/animador que, com a sua “Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”, recria, com mestria, a fotografia à moda antiga e todo o processo artesanal de obtenção da fotografia.
“Pretende-se, não só recuperar, como recriar a tradição dos fotógrafos populares de rua, comuns em Portugal até aos anos 60 do século XX” explica a autarquia.
O fotógrafo estará acompanhado da sua câmara fotográfica em madeira, desenvolvendo sessões de retrato livre. As imagens são reveladas no interior da mesma câmara, em duas fases: negativo e positivo, e as cópias entregues aos interessados no mesmo dia (a la minute).