Procurar
Close this search box.

Fundão acolhe conferência anual de cidades inteligentes em 2026

Autarca fundanense considera ser oportunidade “incrível” de trazer um evento mundial ao mundo rural

“Uma oportunidade incrível, e em grande medida inesperada, de trazer até ao mundo rural e às pequenas comunidades, um evento de envergadura mundial, numa afirmação clara de que ninguém deve ficar para trás no processo de transição digital.” É esta a opinião do presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, sobre o facto do Fundão ter sido escolhido para, em 2026, acolher a Conferência Anual da “Open&Agile Smart Cities&Comunities (OASC)”.

A escolha do Fundão para receber este evento mundial sobre cidades inteligentes decorreu na passada semana em Tampere, na Finlândia, durante a conferência que ali se realizou, na qual o Fundão apresentou a sua candidatura a acolher esta iniciativa. A cidade ficou entre os três finalistas e foi votada de forma maioritária pelos participantes nesta conferência como o local indicado para receber a edição de 2026.

Segundo a autarquia, a OASC é uma organização global de smart cities (cidades inteligentes) que tem liderado diversos temas ao longo dos anos e que “pela primeira vez sai de uma grande cidade para uma pequena cidade de cariz rural para realizar o seu principal evento anual.”

O Fundão integra a OASC praticamente desde o primeiro dia em que foi implementado o Plano de Inovação pela autarquia. Em 2023, o Fundão participou na Conferência de Roterdão, e este ano, em Tampere, disputou a organização do evento em 2026, num objetivo “totalmente alcançado” salienta a Câmara, em comunicado.

No mesmo, o autarca fundanense Paulo Fernandes afirma que receber esta iniciativa “reforça a estratégia local de inovação e de investimento, com uma clara aposta no ecossistema de inovação implementado pelo Município, onde se destacam as startups da Incubadora A Praça, entre outros projetos ligados à Internet das Coisas (IoT), robótica para a agricultura, um posicionamento smart rural da região, integrado no conceito smart cities, mas vocacionado para o ambiente rural e agrícola”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã