Procurar
Close this search box.

Fundão é Cidade de Aprendizagem da UNESCO

Paulo Fernandes considera que distinção vai permitir aprofundar a oferta municipal neste domínio

O Fundão é desde quarta-feira Cidade de Aprendizagem da UNESCO, informou o organismo, que não aceitou a candidatura de Manteigas.

“Este selo vai permitir-nos entrar em mais redes internacionais. Vai permitir também, seguramente, recolher mais recursos, para depois executarmos todos os planos e atividades que vamos fazer”, disse ao NC o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

O Fundão foi uma das 64 novas cidades escolhidas, de 35 países.

A distinção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), e que reconhece o compromisso e os esforços feitos na promoção da aprendizagem ao longo da vida, é vista pelo autarca como “um grande estímulo para se ir mais longe”.

Segundo Paulo Fernandes, na avaliação do júri foram “bastante valorizadas” a dimensão intergeracional, a forma como se aliam as culturas tradicionais locais à tecnologia e inovação e a dimensão da interculturalidade, em que o município tem apostado.

“Este é um selo mundial que reconhece as excelentes práticas que o município do Fundão e as instituições têm relativamente à aprendizagem ao longo da vida, desde as crianças até aos mais idosos”, sublinhou Paulo Fernandes.

Quando a candidatura foi formalizada, em maio de 2023, Paulo Fernandes frisou, além das Casas e Lugares do Sentir do concelho, “museus da comunidade, onde o Fundão é particularmente forte”, os programas socioculturais para a aprendizagem ao longo da vida e a aposta na “dimensão intercultural”, para acolher as muitas pessoas “em idade ativa” de outros países que estão a chegar ao município.

Segundo a UNESCO, “um forte empenhamento na aprendizagem ao longo da vida por parte do presidente da câmara e da administração municipal e um historial de boas práticas e iniciativas políticas são pré-requisitos fundamentais para se tornar uma Cidade de Aprendizagem”.

Da Rede em Portugal das Cidades de Aprendizagem da UNESCO já faziam parte Câmara de Lobos, Mação, Cascais, Anadia, Lagoa (Açores), Praia da Vitória, Gondomar, Pampilhosa da Serra, Alcobaça, Setúbal, Cantanhede, Batalha, Loures, Ourém e Braga.

 

 

Mais informação na edição impressa do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã