Procurar
Close this search box.

Fundão vence Prémio Nacional do Artesanato

Projeto Craft Lab, dinamizado nas Aldeias do Xisto, leva fabricação digital e design aos produtos artesanais

O Município do Fundão foi distinguido com o Prémio Nacional do Artesanato 2023, na categoria “Promoção para Entidades Públicas”, numa cerimónia realizada no Auditório do IEFP, em Lisboa. Segundo a autarquia, em comunicado, este reconhecimento reflete o seu empenho na “valorização do património material e imaterial, preservando tradições e promovendo a inovação no setor artesanal.”

O prémio foi atribuído ao projeto Craft Lab, uma iniciativa desenvolvida na rede de Casas Lugares do Sentir, com o apoio do Fab Lab Aldeias do Xisto e certificação do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. Este projeto “pioneiro” consiste na utilização de tecnologias de fabricação digital e de processos de design como ferramentas para apoiar e valorização da produção artesanal, “trazendo a inovação aos ofícios tradicionais e adaptando-os ao mundo contemporâneo, enquanto promove a transmissão de saberes entre gerações” explica a Câmara. Que acrescenta que esta “abordagem inovadora tem contribuído para dinamizar a economia local, criando novas oportunidades de negócio, atraindo talento e fortalecendo a identidade cultural do território.”

Este prémio bienal, promovido pelo IEFP, tem como objetivo incentivar a produção artesanal, premiando as competências e inovações que promovem a sustentabilidade e a valorização do património cultural de Portugal.

Segundo a autarquia, o Projeto Craft Lab já recebeu reconhecimento internacional, com prémios da Comissão Europeia.

“É com um sentimento de enorme orgulho que vemos reconhecido um projeto pioneiro, que consiste numa resposta cultural integrada única, focada em estimular, conservar e preservar o património material e imaterial do concelho do Fundão. Este projeto envolve a comunidade local, cunhando o nosso território com alto valor patrimonial e aproximando as diferentes gerações através da partilha de tradições e de conhecimento” frisa a vereadora da cultura na Câmara do Fundão, Alcina Cerdeira.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã