Pretende ser, segundo a autarquia idanhense, um “veículo de promoção turística e cultural de Idanha para o mundo”. A nova rota turística Monsanto – House of the Dragon | Game of Thrones” – “Ninho do Dragão”, criada no mês passado naquela Aldeia Histórica, é inspirada nas filmagens da famosa série da HBO que decorreram no ano passado em Monsanto e foi inaugurada pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, o covilhanense Nuno Fazenda, que acredita que este pode ser mais um trunfo para atrair turistas a este concelho. “Os turistas querem territórios com autenticidade, com história e património, e em Idanha existe isso tudo” afirma o governante, citado em nota de imprensa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Nuno Fazenda defende que “a preservação e a inovação nos territórios deve-se, em grande parte, aos seus residentes, cuidadores das paisagens e cuidadores do património”.
O responsável do Governo elogia o trabalho que tem sido feito naquele concelho raiano, que é “sinónimo de natureza, pois não tem só recursos naturais, como também sabe projetar essas riquezas para o mundo, de que é exemplo a integração na Rede Internacional de Bio-Regiões. Idanha é igualmente história, gastronomia e cultura, sendo inclusive Cidade Criativa da Música da UNESCO. Idanha é também mundo, por isso conseguiu captar uma grande produção internacional da HB0, o Boom Festival, entre outras iniciativas de âmbito internacional. Por fim, Idanha é pessoas, porque quem faz os territórios são as pessoas e só assim o turismo faz sentido”, afirma Nuno Fazenda.
Agora, ao chegarem à aldeia que defende o título de aldeia mais portuguesa de Portugal, os turistas deparam-se com 27 painéis colocados ao longo das ruas de Monsanto e que se estendem até ao Castelo, agora com iluminação cénica, combinando o património da Aldeia Histórica com o universo da “Guerra dos Tronos.”
A autarquia idanhense inaugurou também, no final de dezembro, um conjunto de investimentos que visam melhorar as condições de residentes e visitantes, de que são exemplo as obras de requalificação em diversos arruamentos, nas redes de água e saneamento, nos acessos à vila e ao castelo, a instalação de iluminação cénica, uma ferramenta de apoio digital à visitação da aldeia, autocarros elétricos e postos de carregamento para essas viaturas. Segundo a Câmara, um conjunto de investimentos num valor total de 2,5 milhões de euros, realizados pela autarquia e por diversas entidades parceiras e programas de financiamento.
Idanha sente muito orgulho em ter uma pérola como Monsanto no seu território, que tem uma riqueza extraordinária e com os investimentos que têm sido feitos, nomeadamente no âmbito do Centro 2020 e do Turismo de Portugal, torna-se ainda mais acessível, mais atrativa e inclusiva”, afirma o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova. Armindo Jacinto realça que os investimentos realizados tanto a servem a população como os fluxos turísticos e sublinha a importância da colaboração entre as várias entidades envolvidas.