Há cerca de 10 por cento dos contadores de água, no concelho, cujo o consumo não foi pago no último mês, ou seja, 476. E para os quais a Câmara, emitiu agora avisos de corte que, caso não sejam regularizados, serão efetivados. O dado foi adiantado na última reunião pública do executivo, com o vice-presidente da autarquia, Paulo Borralhinho, a reconhecer que se trata de uma situação preocupante.
“Sim, é algo que estamos a trabalhar há um ano, a tentar recuperar o nosso sistema de cobrança de água, de roturas e perdas, que eram elevadas. Chegamos a esta fase de ver se saem as cartas de aviso de corte. As pessoas vão recebendo, vão pagando, às vezes, a custo, vai-se insistindo no pagamento, mas não saíam os avisos de corte” explica o autarca, que revela que nos meses anteriores, em alguns casos, alguns contadores foram desativados. “Já houve cortes, não tenho ideia de quantos, que eram feitos diretamente pelos serviços. Agora o funcionamento é diferente. As pessoas não pagam na data, saem os avisos, e alguns irão pagar. Quem não o fizer, será feito o corte dos contadores” avisa Paulo Borralhinho, que admite que, por vezes, os atrasos aconteçam “por esquecimento ou doença, ou outra situação pessoal.” Segundo a autarquia, após o aviso de corte, os consumidores têm 22 dias para regularizar as situações.
O autarca adianta que esta situação se refere a contas “normais” dos munícipes, havendo outros casos que são tratados de maneira diferente: aqueles em que as contas são elevadas devido a roturas do sistema. “São cerca de 160 reclamações que temos estado a resolver, de situações, como por exemplo, roturas, em que depois aparecem contas muito grandes e só aí as pessoas se apercebem. Elas fazem reclamação ao município, de modo a se comprovar que foi uma rotura, e aí só pagam o que consumiram. Tem sido tratado e resolvido” assegura o autarca.