Hábitos e costumes locais reavivados nos “Cronheiros”

Evento decorre entre sexta-feira e domingo. E conta, em termos musicais, com Miguel Gameiro e os Pólo Norte

Reavivar, e preservar, os hábitos, costumes e ofícios do Teixoso. É este um dos objetivos de mais uma edição de “Os Cronheiros- Terras do Teixo”, que decorre naquela vila entre sexta-feira, 1, e domingo, 3, no núcleo mais urbano e histórico, e algumas áreas adjacentes.

Segundo a organização, a cargo da União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo, que constituiu uma comissão de voluntários para dar “asas” ao evento, este enquadra-se no desenvolvimento de atividades comerciais, lúdicas e artísticas, e conta com a participação de associações, coletividades, IPSS, a própria União de Freguesias, artesãos e comerciantes locais, entre outras. O certame decorre, na sexta e sábado, até às 4 da manhã, e encerra no domingo, por volta das 23 horas.

Segundo o regulamento, os participantes (artesãos, tasquinhas, comércio ou restauração) deverão, face à preservação dos hábitos locais, usar como indumentária, durante os três dias, trajes e adereços antigos, da vida agrícola e quotidiano local, “ou roupas simples com cores neutras, onde se incluem as diversas classes sociais.”

Em termos musicais, no primeiro dia, sexta-feira, 1, atua a banda Dados Viciados, que irá interpretar músicas do rock português, em especial, dos Xutos e Pontapés, a quem prestam tributo. No segundo dia, o destaque maior: a vinda ao Teixoso de Miguel Gameiro e os Pólo Norte, numa noite também animada pela Banda Índice, e pelo DJ Soulvelvet. O certame fecha no domingo ao som da Rosa Negra Band.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã