A partir de janeiro de 2026, uma vez por mês, dois alunos (um rapaz e uma rapariga), do 12º ano das escolas do concelho, irão passar um dia de trabalho com o presidente da Câmara da Covilhã, Hélio Fazendeiro, de modo a conhecerem melhor a vida de um autarca e o trabalho municipal. A medida foi anunciada esta sexta-feira, 19, na reunião pública do executivo, pelo autarca covilhanense.
O objetivo é que a iniciativa “possa promover a participação cívica e a consciência de cidadania e participação dos jovens”, explicou Hélio Fazendeiro, que pretende que os jovens possam ter um contacto mais direto com o trabalho que é desenvolvido na autarquia, designadamente com as funções e tarefas realizadas pelo presidente do Município, pelo executivo e pelos serviços municipais. “Mostrar-lhes como funciona uma autarquia, aquilo que uma autarquia pode fazer e como é que esse trabalho pode ter impacto na vida das pessoas”, resume.
Durante a reunião, António Vicente, vereador do Movimento Independente pelas Pessoas (MIPP) propôs que, além disso, se convidem turmas do ensino secundário a assistirem a reuniões públicas do executivo, de modo a melhor perceberem toda a lógica de funcionamento do órgão.



