Procurar
Close this search box.

Já há projecto para a Unidade de Cuidados para Pessoas com Demência

A Unidade de Cuidados para Pessoas com Demência, que será promovida por três instituições de solidariedade social da Cova da Beira, poderá ainda este ano começar a ser construída em Caria (caso a pandemia deixe), pois o projecto já está feito e as instituições dizem ter a componente financeira própria para arrancar já.

Na passada sexta-feira, na Covilhã, no auditório da Mutualista Covilhanense (que é, a par da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte e Associação de Solidariedade Social de Silvares., uma das promotoras da obra), foi apresentado o projecto que contempla a criação de uma estrutura moderna, mas construída de raiz, não sendo aproveitado o edificado já existente em frente ao pavilhão gimnodesportivo de Caria, onde outrora começou a ser construído um lar pela Misericórdia de Belmonte. “A qualidade do que lá estava já não era a melhor e o custo de recuperação seria mais elevado que fazer algo de raiz” explica o arquitecto responsável, Adelino Minhós.

Um projecto da Plataforma Supramunicipal de Intervenção Social da Cova da Beira, constituída por estas três instituições, que segundo o presidente da Mutualista, Nélson Silva, já teria sido apresentado em Junho/Julho do ano passado, depois de, em Dezembro de 2019, ter sido avançada a ideia e criada a Plataforma, que inicialmente contava com a Santa Casa da Misericórdia do Fundão (que desistiu da mesma). “O que se pretende é dar uma resposta às realidades que temos, num trabalho de complementaridade, para toda a Cova da Beira. Não é um projecto fechado. É aberto a outras instituições que se queiram associar” frisa Nelson Silva, que para já quer consolidar esta união das três entidades e, depois, abrir portas a outras, revelando já haver interesse de fora do distrito de Castelo Branco.

A estrutura residencial para idosos, mas mais direccionada para pessoas com demências, poderá acolher até 80 utentes e custará cerca de quatro milhões de euros, num terreno com mais de sete mil metros quadrados, em Caria.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã