O “walking football” ou “futebol em andamento” é destinado a pessoas com mais de 50 anos, homens e mulheres, e consiste num jogo de futebol onde a regra principal é não correr. As equipas, essas, são de cinco elementos e não existe guarda-redes.
O objetivo desta iniciativa, na Covilhã é “que haja cada vez mais pessoas a praticar desporto no concelho”, explica a chefe de divisão de desporto do município, Telma Madaleno.
“O que nós pretendemos é criar uma equipa para que as pessoas dessa faixa etária pratiquem desporto. Apesar de termos o ‘Desporto para Todos’ ou o desporto sénior, haverá pessoas que, neste momento, não estão nessa turma e que irão praticar o ‘walking football”, afirma.
Telma Madaleno não descarta a hipótese de a equipa vir a participar em torneios, “locais ou nacionais”, mas para já o propósito é que “as pessoas venham”. “Se tivermos uma equipa, poderemos participar nos vários torneios que existem, mas o objetivo é abranger uma nova parte da população, que façam desporto, mas desporto mais leve”, refere. Na região, esta modalidade já tem também sido promovida pela própria Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB).
As inscrições estão abertas e os treinos acontecem todas as quartas-feiras, das 10:00 às 11:00, a partir de dia 7 de fevereiro no Clube Desportivo da Covilhã (CDC).