Os concelhos de Celorico da Beira (Linhares da Beira) e Manteigas (Sameiro) são palco, a partir de amanhã, terça-feira, 15, e até domingo, 20, do Open Internacional de Parapente da Serra da Estrela, promovido pelo Clube Voo Vertical, sediado em Sameiro.
Uma prova que conta com mais de 60 pilotos de várias nacionalidades incluindo, portugueses, franceses, espanhóis, suecos e turcos.
Esta prova é também a segunda e última etapa do Campeonato Nacional de Parapente, onde serão corados o campeão e campeã da modalidade.
“Numa época em que as notícias do país e do mundo estão assoladas por incêndios, queremos demonstrar que a região da Serra da Estrela pode recuperar do grande incêndio de 2022, e que continua a conseguir atrair modalidades desportivas de natureza” explica a organização.
O Clube Voo Livre Vertical é pioneiro no desenvolvimento do parapente em Portugal, com mais de 30 anos a voar na Serra da Estrela, em locais como Linhares da Beira, Azinha e Vale de Amoreira, tendo organizado o primeiro open, em Linhares, há 31 anos.
Esta é “a primeira prova internacional de parapente que conseguimos organizar depois do grande incêndio de 2022. A paisagem mudou e isso também afeta, e muito, as condições para o voo livre, pois a vegetação é essencial para um maior equilíbrio térmico e retenção de humidade nos solos” explica o clube, que classifica a Serra da Estrela com um “dos melhores locais para o voo na Península Ibérica”.
A cerimónia de abertura está marcada para amanhã, terça-feira, 15, às 20 e 30, no parque urbano de Vale de Amoreira (Manteigas) e a cerimónia de encerramento, domingo, às 20 e 30, na praia fluvial da Relva da Reboleira, em Sameiro. As provas diárias decorrerão sempre entre as 12 e 18, dependendo das condições meteorológicas.