Em seis meses, foram mais de 100 os alunos da UBI que beneficiaram da ajuda da Bolsa de Apoio Psicológico promovida pela Associação Académica da UBI (AAUBI).
Em comunicado, a AAUBI faz um balanço dos primeiros seis meses de um projeto que “visa garantir apoio psicológico acessível a todos os estudantes da UBI.” Segundo a associação, desde o seu lançamento, em setembro de 2024, mais de 100 estudantes já beneficiam deste projeto, com uma média de quatro consultas por mês por estudante. A maioria dos estudantes abrangidos são do sexo feminino (80%), com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos. Os cursos mais apoiados pertencem aos primeiros dois ciclos de estudos, destacando-se as áreas das Ciências da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas.
A iniciativa, que conta com 14 especialistas dedicados, “tem permitido um acesso facilitado a consultas de psicologia, sem necessidade de encaminhamento prévio, e pode ser realizada presencialmente ou online, garantindo um serviço confidencial e acessível” frisa a AAUBI. Que adianta ainda que a elevada adesão ao programa demonstra “a crescente necessidade de medidas eficazes no apoio à saúde mental no Ensino Superior, compromisso que a AAUBI pretende reforçar e ampliar.”