O Pelourinho encheu, no passado sábado, 15, para uma noite de cor, luz, alegria, brilho e de muita gente na rua. Foi o primeiro desfile das marchas populares, uma organização da Câmara com o Grupo Desportivo da Mata, na qual participaram 11 grupos.
Para o presidente da autarquia, Vítor Pereira, uma noite “fantástica”, contagiante, e um momento alto da cultura popular, num evento que ganha força, mas que não poderá crescer muito mais, em termos de participação, face ao tempo que o espetáculo dura. O autarca diz que as marchas são uma aposta ganha e para o ano, poderá haver alguns acertos, como o aumento de lugares sentados para o público assistir.
As juntas de freguesia do Tortosendo, Cantar-Galo e Vila do Carvalho, Teixoso e Sarzedo, e o GIR do Rodrigo, Águias do Canhoso, Vitória de Santo António, GER Campos Melo, Mata, Moto Clube da Covilhã, Leões da Floresta e Oriental São Martinho, além do ATL do Rodrigo e Centro de Atividades, trouxeram à rua temas tão diversos como a mulher, antigas profissões, os 50 anos do 25 de Abril ou a história do associativismo. Num desfile que tem nova exibição marcada para o próximo sábado, 22, às 20 e 30, no Complexo Desportivo.