Procurar
Close this search box.

Mediadores em busca do diálogo inclusivo

Tiago é jovem, é cigano e é do Tortosendo. E desde o início do ano que, no seio da sua comunidade, quer na freguesia, quer noutros locais do concelho, tem uma nova função: mediar relações entre ciganos e a comunidade em geral, de modo a potenciar a diversidade, diálogo intercultural e integração social.

Tiago é um dos três mediadores do projecto “Tecer a DiverCidade”, promovido pela Câmara da Covilhã, em parceria com a Beira Serra e Coolabora. O mesmo, que se iniciou em Dezembro de 2021, está agora, em 2022, a ser implementado no terreno, onde decorrerá até final do ano, de modo a aproximar comunidades como as ciganas, ou migrantes de diversas nacionalidades, do meio em que vivem. O objectivo geral é criar pontes relacionais, sociais e educativas, entre as comunidades ciganas, imigrantes, sociedade e instituições, promover a integração e inclusão social, bem como o diálogo intercultural e inclusivo.

“Não se pode trabalhar esta matéria sem envolver um leque alargado de instituições, da comunidade, para promover estes objectivos. Queremos promover a multiculturalidade positiva no concelho” explica a vereadora que detém a pasta da educação e da acção social na Câmara da Covilhã. Regina Gouveia acredita que a força “primordial” do projecto são os mediadores, que conhecem os meios onde trabalham, e lembra a importância dos parceiros “estratégicos” para que as coisas cheguem a bom porto.

O Tecer a DiverCidade centra-se em quatro locais: a cidade da Covilhã, onde se procurará sobretudo intervir junto de imigrantes, muitos deles que chegam à cidade por via da prossecução de estudos na UBI, no Teixoso, Tortosendo e Boidobra, onde estão identificadas as maiores comunidades ciganas. Contudo, o trabalho, caso haja outros grupos que precisem de intervenção, pode estender-se a outras localidades onde existem já alguns imigrantes ou ciganos, como Canhoso, Vale Formoso, Peraboa ou Ferro.

(Notícia completa na edição papel desta semana)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã