Melhores dos desportos eletrónicos competem no Fundão

Uma das novidades é a realização de finais presenciais

O Fundão recebe, entre esta quinta-feira e domingo, no Centro de Empresas e Negócios e Serviços, a fase final do maior torneio nacional de desportos eletrónicos, no âmbito de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) e a Câmara do Fundão.

 

A Taça de Portugal de Desportos Eletrónicos 2025 tem como objetivos promover a competição saudável entre atletas, democratizar o acesso aos desportos eletrónicos em Portugal e criar um caminho estruturado para o desenvolvimento de talentos nacionais.

 

A competição volta a contar com modalidades como Counter Strike 2 e Rocket League, a que se juntam este ano as provas de EA FC25, Tekken, Street Fighter e há um reforço da aposta nas competições Mobile, com MLBB e a novidade de PUBG Mobile.

 

Segundo a autarquia, uma das principais novidades desta edição é a realização das finais presenciais no Gaming Lab Fundão, a infraestrutura de vanguarda desenvolvida pelo município em parceria com a FPDE.

 

“Esta decisão reforça o compromisso de ambas as partes com a descentralização dos esports em Portugal e o desenvolvimento do interior do país”, salientou a edilidade, em comunicado.

 

Para o presidente da FPDE, Pedro Honório da Silva, “a Taça de Portugal de Desportos Eletrónicos 2025 representa a consolidação da nossa visão de desportos eletrónicos acessíveis, inclusivos e territorialmente equilibrados”.

 

“Ao realizarmos as finais no Gaming Lab Fundão, estamos não só a proporcionar uma experiência única aos nossos atletas, mas também a demonstrar que os desportos eletrónicos podem e devem ser um motor de desenvolvimento para todo o país, especialmente nas regiões do interior”, acrescentou o presidente da federação.

 

O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, frisou que que “o Gaming Lab Fundão foi concebido para desenvolvimento de novos jogos e novas plataformas, mas também para momentos de enorme importância como este”.

 

“Receber as finais da Taça de Portugal de Desportos Eletrónicos é um orgulho para o nosso município e uma demonstração prática de como a inovação e a tecnologia podem transformar territórios. Esta parceria com a FPDE continua a gerar frutos concretos para a nossa região e para o desenvolvimento dos Desportos Eletrónicos a nível nacional”, acrescentou o autarca fundanense.

 

Além dos participantes na competição, a iniciativa é aberta ao público, que pode assistir aos jogos. Estão ainda previstas iniciativas complementares, workshops de jogo responsável, sessões de formação para pais e educadores e demonstrações das mais recentes tecnologias “gaming’ no Gaming Lab Fundão.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã