A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, marca presença amanhã, sexta-feira, 12, pelas 15 horas, no Fundão, onde irá inaugurar a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia e o Hotel Sénior Príncipe da Beira (ERPI).
A nova Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) “Hotel Sénior Príncipe da Beira” resulta da requalificação de uma antiga unidade hoteleira adquirida pela Santa Casa em 2020, que conta, desde 2021, já com idosos (cerca de 40) transferidos do Lar de Nossa Senhora de Fátima, mas que apenas este ano começa a funcionar em pleno, após obras de adaptação superiores a três milhões de euros (com apoio integral do programa PARES), que darão capacidade para acolher até 104 utentes. Segundo a Misericórdia, esta estrutura é já “uma inovadora e diferenciada resposta social” onde a “promoção do envelhecimento ativo e saudável, bem como a implementação de novas abordagens às tecnologias de informação são uma realidade”.
Do programa consta ainda a inauguração na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia do Fundão que foi alargada, passando de 20 para 60 camas em média e longa duração. Um investimento de 600 mil euros.
O périplo da visita começa na Creche da Misericórdia que vai ser ampliada permitindo a criação de mais 36 vagas para crianças dos 24 aos 36 meses.