Procurar
Close this search box.

Ministro encontrou “feliz exemplo” de investimento em cultura na Covilhã

Um espaço “muito interessante”, quer ao nível das acessibilidades, quer pelo conteúdo, que confere um “sentimento de pertença” à própria comunidade. Foi assim que ontem, segunda-feira, 14, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, “baptizou” o Museu da Covilhã, que abriu portas em Agosto de 2021, mas só ontem foi inaugurado.

O governante visitou todo o edifício do ex-BNU, ouviu explicações quer da vereadora da cultura na autarquia covilhanense, Regina Gouveia, quer do docente da UBI e historiador, António dos Santos Pereira, e deixou elogios, nomeadamente estar adaptado a pessoas com deficiência, combatendo assim “as desigualdades” e promovendo “a democratização no acesso à cultura”.

A cerimónia de inauguração do Museu da Covilhã foi inserida no encerramento da Semana Criativa, que decorreu nos últimos sete dias na cidade. “Uma coincidência feliz”, disse o Ministro da Cultura, durante o seu discurso no Salão Nobre da autarquia. Pedro Adão e Silva, apelou às autarquias e entidades privadas para que acompanhem o reforço orçamental que o Estado está a fazer na Cultura e que no próximo ano terá um aumento de 23%.  “O que eu gostava era que, no momento em que o Estado tem de facto aqui uma aposta muito significativa no programa orçamental da Cultura, que isso fosse acompanhado pelas autarquias locais e pelos privados”, afirmou.

Durante a cerimónia, Pedro Adão e Silva destacou o exemplo dado pela Câmara da Covilhã e frisou a importância de a Cultura ser uma “responsabilidade partilhada”, tendo revelado que aquilo que o Estado Central gasta com Cultura é “sensivelmente o mesmo que o conjunto das autarquias”, ainda que nem todas invistam o mesmo.  “O que eu gostava é que todas [as autarquias] tivessem mais preocupação com a Cultura, mas acho um feliz exemplo aquele que encontramos aqui na Covilhã”, disse.

Já Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, lembrou que o espaço pretende ser “uma síntese da nossa história, um museu de território” que pretende “suscitar nos visitantes a vontade de conhecer mais o concelho e a região”, recordando  ainda os prémios que o Museu já recebeu, entre eles o título de Museu do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia, um prémio que, frisou, “tem na origem o facto de ser um museu inclusivo, acessível na abordagem, na linguagem e também nos suportes”.

O Museu da Covilhã abriu portas em Agosto de 2021, no antigo edifício do Banco Nacional Ultramarino, que foi alvo de intervenções para resolver problemas estruturais e de acessibilidade. O Museu acolhe a representação do património cultural de todas as épocas de ocupação do território. A componente museográfica foi desenvolvida pela empresa covilhanense Formas Efémeras.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã