Em vez de três, passam a ser cinco os dias em que poderá degustar, das mais variadas formas, cogumelos silvestres no Alcaide. Este ano, a 15ª edição do Festival do Cogumelo- o Míscaros, organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em parceria com a Câmara do Fundão, terá mais dias, iniciando-se a uma quarta-feira, 13, e decorrendo até domingo, 17.
Um festival que surgiu, segundo a organização, com o intuito de explorar “o forte património fúngico do país com mais de 500 espécies”, entre as quais se destacam os míscaros, que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.
No terceiro fim-de-semana de novembro, na aldeia do concelho do Fundão, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos (inscrições abrem amanhã, sexta-feira, 1), degustar diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas espalhadas pelo Alcaide.
O programa contempla ainda exposições, workshops, mostras de cogumelos e animação. Segundo a organização, este ano está prevista a presença de chefes internacionais, premiados com estrelas Michelin, que serão desafiados a confecionar “sopas da floresta”, apenas com cogumelos silvestres e outros produtos locais disponibilizados no mercado da terra, que se realiza na praça da aldeia. Apesar do programa definitivo não estar ainda divulgado, um dos momentos altos, todos os anos, é um arroz de míscaros comunitário que é confecionado sempre ao domingo, à hora de almoço.
A organização assegura que a segurança será “um ponto primordial” no festival existindo um controlo de qualidade e segurança alimentar “realizada por uma entidade externa certificada, garantindo a qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes.”
Recorde-se que na apresentação do certame, durante a Feira Agrícola do Fundão, o autarca local, Paulos Fernandes, anunciou a intenção de criar a primeira reserva micológica do país, uma proposta que apresentará em dezembro na Assembleia Municipal. O autarca lembrou que os cogumelos silvestres “não são de ninguém” e que o objetivo é proteger a biodiversidade da Serra da Gardunha.