É assinado hoje, terça-feira, 26, pelas 10 horas, o auto de consignação da empreitada de requalificação e ampliação do Lar da Misericórdia no Fundão.
A renovação do espaço constitui “há vários anos, umas das grandes prioridades da Mesa Administrativa”, refere a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, em comunicado.
A obra foi levada a candidatura do programa PARES 3.0, estando previsto um apoio não reembolsável de cerca de 2.600.000 euros. Contudo, “os significativos aumentos, nomeadamente no domínio da construção civil, duplicaram o custo da empreitada”, explica a instituição em comunicado.
No concurso público realizado para o projeto, a obra foi adjudicada pelo valor de 5.159.000 euros, sendo que o “esforço financeiro da instituição para concretizar este projeto” será cerca de três milhões de euros, “considerando o maior custo da empreitada e dos equipamentos a instalar na nova Estrutura Residencial para Idosos (ERPI)”, afirma.
O prazo das obras é de 20 meses e nesse tempo os 86 utentes serão acolhidos no Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo, por “não existir na cidade do Fundão local com condições para o seu alojamento”, de acordo com o comunicado.
A Misericórdia considera ser “uma transferência necessária, com vista à construção de uma moderna e funcional ERPI com capacidade para 100 utentes”.