Procurar
Close this search box.

Mobilidade inteligente na Praça Amália Rodrigues

Estacionamento com dados em tempo real e postes de iluminação com carregamento de veículos elétricos são algumas das novidades na requalificação do espaço

Arrancaram na semana passada, no Fundão, as obras de requalificação da Praça Amália Rodrigues, uma intervenção financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do projeto Route 25.

Segundo a autarquia, o projeto visa modernizar o espaço urbano através da “implementação de soluções de mobilidade inteligente e sustentável.” O Route 25 é uma das 53 Agendas Mobilizadoras do PRR e tem como objetivo posicionar Portugal na vanguarda da tecnologia de transporte humano e sustentável. “O projeto foca-se no desenvolvimento de soluções avançadas de mobilidade assistida, autónoma e conectada, explorando tecnologias inovadoras para tornar as cidades mais inteligentes e eficientes” explica a autarquia fundanense, um dos parceiros do projeto.

Na Praça Amália Rodrigues surgirá, no futuro, estacionamento inteligente. “A requalificação da praça visa testar e demonstrar tecnologias inovadoras em ambiente real” adianta a Câmara. No local será implementada a reorganização do estacionamento para maior eficiência e acessibilidade, sensorização para monitorizar a ocupação e fornecer dados em tempo real, serão instalados postes de iluminação com carregamento para veículos elétricos incorporado, promovendo a mobilidade sustentável, iluminação LED multifuncional, garantindo eficiência energética e segurança e haverá a integração com plataformas de mobilidade urbana, facilitando a gestão do espaço.

“Este projeto enquadra-se no esforço do Route 25 para modernizar infraestruturas urbanas e acelerar a introdução no mercado de soluções inovadoras, promovendo a transição para uma mobilidade mais sustentável e eficiente” garante o município, que diz estar “ativamente envolvido na implementação do Demonstrador de Larga Escala do projeto, que engloba três cidades (Porto, Aveiro-Ílhavo e Fundão) e grandes infraestruturas de mobilidade, incluindo autoestradas e nós complexos.”

A transformação da Praça Amália Rodrigues “reflete o compromisso do Município do Fundão com a inovação e a sustentabilidade urbana, posicionando a cidade como um exemplo de boas práticas em mobilidade inteligente. A implementação destas soluções tecnológicas reforça a estratégia local de descarbonização, eficiência energética e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos” frisa a autarquia.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã