Procurar
Close this search box.

“Mosaicos” reforçam resiliência contra incêndios na Malcata

Autarquia apresenta candidatura para projeto de prevenção florestal

A Câmara de Penamacor aprovou por unanimidade, na sua última reunião, a aquisição de serviços para a instalação de quatro “mosaicos” de parcelas de gestão de combustível na Reserva da Malcata. Uma medida que visa a prevenção florestal e que está inserida no âmbito de uma candidatura do município ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2022).

Segundo o presidente da Câmara, António Beites, está em causa a limpeza de 200 hectares de áreas públicas, áreas do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), com um valor base de execução da ordem dos 400 mil euros (mais IVA).

A autarquia, em comunicado, salienta que esta rede intenta reduzir o material vegetal e lenhoso, de modo a aumentar a resiliência aos incêndios rurais, condicionar o comportamento e a propagação de um incêndio, minimizar o impacto dos incêndios na paisagem, restabelecer o potencial produtivo e dificultar a propagação do fogo, tanto na vertical como na horizontal ao longo dos diferentes estratos. “Com este tipo de intervenção, pretende-se dificultar a propagação do fogo, diminuir a sua intensidade, diminuir a inflamabilidade dos combustíveis e, principalmente, reduzir o perigo de incêndio” explica.

As ações a realizar incidem na limpeza de povoamentos de combustível, reduzindo as densidades, os matos, as desramações, as podas e a diversificação e composição das espécies florestais com promoção de folhosas existentes “para garantir a sustentabilidade da paisagem no futuro.”

António Beites salientou ainda o trabalho de todas as entidades no verão passado, em que no concelho houve quase “ausência de incêndios”, frisa. “Acho que ficamos outra vez com um conforto muito grande, este ano, pela quase ausência de incêndios. E todos aqueles que tivemos foram rapidamente dominados e controlados sem nenhum se expandir, o que revela que os meios e o mecanismo de prevenção e de combate, que estava assente no plano municipal da defesa da floresta do município, funcionou”, revela o autarca.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã