A Câmara da Covilhã, aprovou, na reunião pública do executivo de dia 16, um conjunto de apoios a colectividades do concelho que totalizam cerca de 150 mil euros, a maior fatia, 65 mil euros, para o Sporting da Covilhã.
No âmbito dos apoios ao associativismo deste ano para a actividade regular, foi deliberada a aprovação de verbas para o Rancho Folclórico Camponeses do Ferro (mil euros), Associação de Pais da Escola dos Penedos Altos (944 euros), Associação Cultural Neverlate (720 euros), Associação Cordas (686 euros) e Rancho Folclórico Coração de Maria, do Ferro (667 euros).
Foi também aprovada a minuta do protocolo de apoio entre o município e o Sporting da Covilhã, no valor de 65 mil euros, e o apoio à Associação Desportiva de Estação, relativo aos meses entre Janeiro e Abril de 2023, no valor de 20 mil euros. Para o Grupo Desportivo da Mata a verba correspondente ao período entre Janeiro e Abril do próximo ano é de 14.600 euros.
Para a Associação Desertuna, no âmbito da realização do Festival da Cherovia, serão transferidos dez mil euros, para o Unidos do Tortosendo, relativos aos meses entre Janeiro e Abril de 2023, dez mil euros, e para o Estrela do Zêzere da Boidobra, correspondente aos primeiros quatro meses do próximo ano, 7.733 euros.
O Penta Clube da Covilhã e a Associação Estrela de Três Pontas recebem seis mil euros para o mesmo período.
Ao Agrupamento 1304 do Corpo Nacional de Escutas foi aprovado um apoio de 800 euros.
Na mesma sessão foram aprovadas outras transferências, como 150 mil euros para o Centro Social e Cultural de Santo Aleixo, em Unhais da Serra, para permitir a existência de uma creche na vila.
Para Orjais vão ser encaminhados cinco mil euros para a recuperação de muros e sete mil para mitigar efeitos do incêndio de Agosto junto de produtores, Peraboa recebe 2.220 euros para a instalação de uma caixa Multibanco, assim como Peso e Vales do Rio, com uma verba de 3.690 euros para o mesmo efeito.
A proposta de renovação do protocolo para a manutenção das três Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros da Covilhã, no valor de 140 mil euros, teve também o aval da maioria, tal como a disponibilização de 103 mil euros para financiar a componente própria com vista à criação de uma quarta EIP na Covilhã.
O município aprovou ainda apoios de cerca de um milhão de euros para os agrupamentos escolares do concelho, no âmbito da delegação de competências, uma verba transferida para a autarquia pela tutela.