Dez famílias receberam na quinta-feira, 24, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as chaves de dez casas reabilitadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação da Covilhã, que pretende até ao final de junho de 2026, com financiamento a 100%, reconstruir 167 fogos e construir 40 novas casas.
Integrado no programa 1.º Direito- Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, estão já concluídas 92 casas e mais 20 na fase final da obra.
Estão também a decorrer as empreitadas, na Rua Portas do Sol e Rua Comendador Gomes Correia, de habitações da Bolsa Nacional de Alojamento Temporário (BNAUT).
Para arrendamento acessível está prevista a construção de 27 fogos habitacionais.
A Estratégia Local de Habitação da Covilhã, com um período de execução de seis anos, segundo o técnico responsável, tem um investimento previsto de 12 milhões de euros, tem assegurado um financiamento de 9,6 milhões de euros e estão executados cinco milhões de euros desse montante.
“Muito já foi feito e muito há a fazer”, disse o presidente do município, Vítor Pereira, durante a cerimónia “simbólica” da entrega de dez chaves. Segundo o edil, trata-se de um “ambicioso e relevante processo”.
O objetivo é “criar mais e melhores soluções de habitação para os covilhanenses”. “estamos a falar de um direito inalienável, a habitação”, reforçou Vítor Pereira, que espera que mais gente tenha condições para ter uma habitação “com dignidade, com comodidade”.