Procurar
Close this search box.

Município garante AEC até ao final do mês nas escolas

As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para os alunos do primeiro ciclo no concelho da Covilhã começam a ser lecionadas até ao final de Setembro ou já na próxima sexta-feira, primeira dia de aulas, garantiu o presidente do município, Vítor Pereira, depois de confrontado com as preocupações da oposição, que acusa a maioria de não ter tratado “atempadamente” do assunto e andar à procura de soluções “à última hora”, quando desde 16 de Maio que sabia que ia ficar com a gestão do dossier.

 “Prevemos que as AEC comecem em Setembro”, adiantou Vítor Pereira, no final da sessão privada do executivo de sexta-feira, 9. “Estamos a esforçar-nos para coincidir com o início das aulas. Não assumimos esse compromisso, mas estamos a esforçar-nos”, acrescentou o autarca, que acentuou a intenção de a autarquia “melhorar o que já existia”.

Os eleitos da coligação CDS/PSD/IL acusaram a maioria socialista de “desorganização”, de “protelar demasiado o prazo” para garantir as AEC dentro do calendário previsto e alertaram para o risco de cerca de mil alunos não terem esse horário preenchido.

Segundo Pedro Farromba, corre-se o risco de “deixar centenas de alunos horas e horas ao cuidado de assistentes, que têm muitas outras tarefas para realizar, e os pais vão ter de encontrar outra alternativa”.

“Não podemos deixar de lamentar que um assunto que abrange tantas crianças e tantas famílias seja tratado desta forma, com uma falta de coordenação, com falta de rumo e sem uma clara liderança do processo. A câmara sabia o que tinha de fazer desde o dia 16 de Maio”, reforçou o vereador da coligação da oposição.

Vítor Pereira vincou ser um processo “complicado”, mas frisou que já anteriormente, quando eram os agrupamentos escolares a assumir essa responsabilidade, as AEC começavam “sempre, ou quase sempre, depois do início das aulas e com lacunas”.

O presidente da Câmara da Covilhã esclareceu que em 16 de Maio a Direcção-Geral da Educação confirmou que passaria a ser o município a gerir o processo, em 23 de Maio reuniu com os directores dos grupamentos e que os esclarecimentos pedidos à tutela chegaram em 29 de Julho, “em vésperas de o país ir a banhos”.

Vítor Pereira disse que o Conservatório de Música da Covilhã, que em Junho tinha manifestado esse interesse, no mês seguinte indicou que não estava disposto a fazer esse protocolo de colaboração, a que se seguiram, em Agosto, contactos com “associações culturais e desportivas” com o mesmo propósito, as ofertas de AEC foram alteradas em 27 de Agosto e foi feita essa comunicação aos agrupamentos, para informarem os pais.

O vereador da oposição Pedro Farromba lamentou que se tenha chegado em Setembro à “situação caricata” de pôr na rede social Facebook um anúncio à procura de quem queira ministrar as AEC, “para colmatar uma falha que a própria câmara assumiu”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã