Na Covilhã o Natal é com arte

Certame arranca no próximo domingo, com a partilha de um Bolo Nevão gigante

Um caminho já consolidado, em que se relacionam dois eixos: o Natal para as comunidades ligado às artes. É este, em suma, o “Natal com Arte”, que a Câmara da Covilhã volta, este ano, a promover, a partir do próximo domingo, 30, e até dia 6 de janeiro, com um programa cheio de atividades ligadas à quadra natalícia, mas também à cultura.

Segundo a vereador com o pelouro, Regina Gouveia, uma iniciativa “de comunidade, com e para a comunidade, sempre ligado às artes e aos artistas”, frisa, salientando que este ano há também uma maior aposta nas freguesias, já que cada uma delas apresentará um presépio na exposição “Os nossos presépios” e participará, com os seus sabores e saberes, no “Mercadinho das freguesias”.

Outra das novidades é a iniciativa “Sabores Tradicionais”, que ocorrerá nos quatro sábados de dezembro, no Mercado Municipal, com degustações, venda de produtos, cozinha ao vivo, oficina e animação. Sempre com um produto diferente. O primeiro sábado será dedicado à cereja, o segundo à cherovia, o terceiro ao pastel de molho, e o quarto, ao pêssego. Com o envolvimento de confrarias e freguesias.

O “Natal com arte” contará, como é hábito, com o Mercadinho de Nata, Pai Natal, espaços de diversão para os mais novos, e, também como é habitual no arranque, com a partilha de um mega bolo nevão, com cerca de 100 metros, já no próximo domingo, 30, no Pelourinho, confecionado pelas principais pastelarias da cidade. Uma “tradição que nos orgulha muito, porque acontece graças à participação de entidades empresariais locais” salienta Regina Gouveia.

Antes, pelas 15 e 30, também na Praça do Município, decorrem apresentações do Coro Misto da Covilhã (Associação Cultural da Beira Interior) e da companhia profissional de dança Kayzer Ballet, num dia em que, ao final da tarde, é também acesa, pela primeira vez, a iluminação natalícia da cidade.

A vereadora da cultura recorda que serão muitas as formas de arte envolvidas no certame, da música à dança ou pintura, e salienta que serão artistas locais a fazerem também este Natal. ““Teremos os pintores da Covilhã a pintar o Natal, os escultores a moldar o Natal e os escritores que estarão a contar o “Natal”, frisa Regina Gouveia.

Ao longo do mês, diversas iniciativas culturais estarão associadas ao evento, haverá oficinas artísticas e criativas, rotundas da cidade enfeitadas, mas também o já tradicional Almoço Solidário de Natal, que decorre no dia 20. “O Natal é uma época de tradições, e por isso queremos reforçar as tradições que iniciámos a dada altura e que queremos consolidar”, salienta a autarca covilhanense.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã