O “Trigo das Beiras”, pão produzido pela Padaria Dias, na Covilhã, foi distinguido este mês, no 12º Concurso de Pão Tradicional promovido pelo CNEMA (Centro Nacional de Exposições) e pela Qualifica Origins Portugal, como “O melhor dos melhores”pães, numa iniciativa que decorreu em Santarém e que contou com a participação de padarias de norte a sul do país, e também das ilhas.
O “Trigo das Beiras” é um pão “mais pesado”, criado para apresentar uma “extensa durabilidade”, e que, por se aguentar mais tempo, era outrora utilizado nas marmitas dos operários têxteis e dos pastores, explica a padaria localizada no Parque Industrial do Tortosendo.
Além deste pão, também o “Pão de Centeio” ali produzido foi distinguido com uma medalha de ouro, pela sua qualidade, algo que acontece pelo quinto ano consecutivo.
A Qualifica é uma associação que “visa a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses”, explica no seu site.
A Padaria Dias tem ainda a concurso mais dois pães, dos quais espera agora o resultado: o “Rosa Negra” e um “Batata Doce”.