Ainda faltam sensivelmente três semanas, mas o Natal, na Beira Interior, já está há muito na rua. Há já iluminações ligadas em alguns sítios, o comércio há muito que já faz cartaz da época natalícia para atrair clientes e as autarquias, quase todas elas, têm programas de animação definidos e já no terreno, até final do mês.
É o caso da Covilhã, que no passado domingo inaugurou o “Natal com Arte”, no Pelourinho, onde não faltou a já tradicional partilha de um mega bolo nevão, produzido por pastelarias locais, e que tem associado um programa de animação que contempla concertos, teatro, folclore, um mercadinho de Natal, um comboio ou uma pista de gelo, para os mais atrevidos. Este sábado, o Natal também chegará aos lares e centros de dia do concelho com a visita da Associação Cultural da Beira Interior, que levará música aos mais velhos.
Madeiro de Penamacor
Em Penamacor, há muito que o “Vila Madeiro” é um cartaz que visa atrair pessoas ao concelho sob o pretexto de ali existir o maior madeiro do país. O evento é inaugurado no próximo sábado, 7, pelas 17 horas, com exposições, música de Quim Barreiros e folclore. Mas é no domingo, 8, que se dá um dos momentos mais aguardados com achegada do madeiro à vila, pelas 14 horas. Até dia 25 haverá muita música, animação, bailes e um mercadinho. O dia mais forte é dia 23, altura em que, à noite, se inicia a queima do maior madeiro de Portugal, recolhido por jovens em idade de cumprir o serviço militar, e que se mantém acesso durante vários dias.
Em Castelo Branco, a autarquia aposta também num programa de animação que vai até dia 31 de dezembro, com um mercadinho, um Pai Natal e a sua aldeia, uma oficina de duendes, ateliers, concertos, teatro, cinema e uma pista de gelo. As luzes são acesas amanhã, sexta-feira, 6.
No Fundão, até 6 de janeiro, a Câmara promove a época natalícia, sob o tema da “Aldeia do Imaginário”, que contempla animação com uma mini roda, um globo de neve, um comboio, tuk-tuk, ateliers, dança, concertos, teatro e um mercadinho.
Em Belmonte, até 6 de janeiro, a autarquia tem ao dispor das famílias uma casa do Pai Natal, teatro, concertos, um carrossel, oficinas temáticas, exposições, e o tradicional madeiro, além de associar também à festa cristã uma tradição judaica, a Festa das Luzes.
Presépio natural do Sabugal
No distrito vizinho, a capital do mesmo, Guarda, promove até 25 de dezembro a Cidade Natal, com epicentro na Praça Velha, onde estará um carrossel parisiense, uma mini roda, um comboio, a casa do Pai Natal, um mercadinho, tudo isto associado a muita música, animação e até a espetáculos multimédia.
No Sabugal, mais uma vez, a Câmara aposta na feitura do maior presépio natural, com um programa de animação associado que vai até 7 de janeiro. Além do presépio de grandes dimensões, bem no centro da cidade, haverá uma pista de gelo ecológica, um mercadinho, exposições e muita música. A inauguração do presépio decorre no sábado, 7, às 16 horas, com uma parada em que participa uma banda filarmónica, seguida de um concerto com o Trio Clássico.
Ainda no distrito da Guarda, mas mais na zona da Serra da Estrela, os municípios de Seia e Gouveia também apostam em programas associados à época natalícia. Em Seia, não falta um mercado, a casa do Pai Natal, um carrossel e uma pista de gelo, durante todo o mês de dezembro, com a praça do município a assumir-se como palco principal. Uma das novidades é que as luzes, este ano, serão LED. Em Gouveia, a autarquia promove o “Natal Encantado”, até 6 de janeiro, com passeios de coche, um encontro de bandas, uma corrida de Pais Natais e um mercadinho.