Se, em anos anteriores, havia uma montra final, com prémios como um televisor ou uma bicicleta, este ano quem comprar no Natal em lojas do comércio tradicional fica habilitado a receber vouchers, no valor de 20 euros, que pode descontar em qualquer estabelecimento aderente, num total de três mil euros em vouchers. É esta, em suma, a mudança na campanha “A magia de Natal é no comércio tradicional”, lançada pela Associação Empresarial dos concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), e que decorre até dia 19 de janeiro. O primeiro prémio é de 500 euros a descontar em vouchers.
Segundo o presidente da AECBP, João Marques, há já confirmação de 70 estabelecimentos comerciais aderentes, mas o objetivo é que esse número possa ultrapassar a centena de comerciantes.
Em resumo, quem comprar no comércio tradicional fica habilitado a receber, num total de três mil euros, vouchers de 20 euros que poderá depois descontar em qualquer loja aderente. A AECBP frisa que a campanha pretende ser “geradora de atividade comercial local” e tem, tendencialmente, “uma grande adesão por parte dos estabelecimentos e dos consumidores.” Em 2023, a campanha envolveu 94 estabelecimentos das áreas do comércio, restauração e serviços do concelho da Covilhã, “um número de aderentes superior às anteriores campanhas, o que vem demonstrar e valorizar o trabalho desenvolvido, atestando a importância deste tipo de iniciativas no apoio e promoção do comércio local” frisa a AECBP.
A iniciativa é acompanhada de um concurso, com prémios monetários atribuídos pela União de Freguesias de Covilhã/Canhoso, em que as melhores montras de comerciantes são premiadas.