Nelson Silva, presidente da direcção da Mutualista Covilhanense, foi reeleito no passado sábado, 10, para aquele que será o seu quarto mandato à frente dos destinos da associação, encabeçando a lista “Mutualista com Futuro”, a única que se apresentou às eleições para os órgãos associativos para o quadriénio 2022-26.
O acto eleitoral contou, pela primeira vez, com mesas de voto fora da sede e da Covilhã, localizadas em Trigais e na Barroca Grande, “para dar a oportunidade aos associados que residem longe da sede do concelho de votarem sem terem de se deslocar” explica a Mutualista em comunicado.
Segundo esta IPSS, outra das novidades destas eleições está em “várias alterações estatutárias impostas pelo novo Código das Associações Mutualistas que entram agora em vigor, nomeadamente ao nível do funcionamento dos órgãos, com destaque para os mandatos passarem de três anos de duração para quatro e de a direção ter, a partir deste mandatoc a designação de Conselho de Administração, com um presidente e quatro vogais.”
Na equipa que acompanha Nelson Silva mantêm-se Fernando Alexandre, António Rebordão e António Valezim, sendo que o único nome novo é o de Filipe Fabião, que transita de suplente da direção no mandato que agora termina para eleito efectivo do Conselho de Administração.
João Morgado continua a presidir à Assembleia Geral, órgão no qual continuam Sara Rebordão e Paula Charro como secretárias. Quanto ao Conselho Fiscal, passa a ser presidido por Tânia Correia, que também já era suplente (da direção), acompanhada pelos vogais Ricardo Quelhas e Mário Mouro, ambos reeleitos para o órgão.
Os novos órgãos associativos da Mutualista Covilhanense tomarão posse em Janeiro.
Nelson Silva, citado no comunicado, fala num próximo mandato “de continuidade em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014 e também de crescente foco nos associados”. Destas eleições, Nelson Silva destaca sobretudo as mesas de voto que funcionaram em Trigais e na Barroca Grande, esta última para servir os associados que residem em toda a zona do couto mineiro: “Temos já cerca de 500 associados nas localidades servidas pela Unidade Móvel de Saúde, pelo que se começa a justificar a existência de mesas de voto nas freguesias rurais onde actuamos, para além da que funciona sempre na sede”.
A Mutualista Covilhanense tem atualmente cerca de 3400 associados activos e actua fundamentalmente em três áreas: saúde, apoio à terceira idade, e migrações.