Procurar
Close this search box.

“Nós queremos integrar, mas os ciganos também têm que querer”

A integração da comunidade cigana na sociedade “tem que passar da teoria à prática”. Quem lança o alerta é o presidente do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, David Canelo, que na passada sexta-feira, 12, participou no Fórum “À Escuta- Dificuldades e desafios para a integração das comunidades ciganas”, promovido pela Beira Serra e Câmara de Belmonte, no Museu Judaico da vila, no âmbito do projecto SIM (Sensibilizar, incluir, mobilizar”.

Um projecto em que a grande maioria dos participantes foram ciganos do concelho de Belmonte, que participaram regularmente num programa de rádio que incluiu, nos últimos meses, a rede de programação da Rádio Cova da Beira, onde contaram as suas vivências, mostraram a sua cultura, os desejos, os anseios e problemas que sentem. Em que, em suma, se deram a conhecer. Uma actividade que, segundo Marisa Marques, da Beira Serra, teve balanço positivo.

“Em Belmonte conhecem-me como a menina da rádio. Iniciámos este projecto em 2015 para dar voz à cultura, à história e à vida da comunidade cigana, para combater estereótipos e a exclusão. Basicamente, para partir muitos sapos de porcelana (uma imagem que era usada por comerciantes quando não queriam a entrada de ciganos nos estabelecimentos) ”.

 

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã