São 800 os pontos de recolha de resíduos no concelho do Fundão que a nova empresa concessionária, a FCC Environment, vai gerir e pretende melhorar.
“Queremos aprofundar e melhorar os mais de 800 pontos de recolha de resíduos indiferenciados, o que torna, naturalmente, a operação bastante complexa”, referiu o vice-presidente da autarquia, Miguel Gavinhos.
Segundo o autarca com o pelouro, num levantamento feito em conjunto com as juntas de freguesia, para fazer o diagnóstico das necessidades, foram sinalizados 1291 contentores a precisarem serem reparados, com tampas partidas, sem pegas, com parte da estrutura danificada, sem rodas ou com outras deficiências.
“Este é um trabalho que nós vamos fazer, de reparação e de substituição dos contentores durante os próximos oito meses”, garantiu Miguel Gavinhos.
De acordo com o edil, a nova empresa tem como metas “reforçar as medidas de garantia da higienização dos contentores” e reparação ou substituição dos que se encontram danificados.
Outro dos objetivos passa por sensibilizar a população para a forma adequada de se desfazerem dos chamados monstros, os resíduos de grande volume, como sofás ou frigoríficos.
Pelo concelho foram distribuídos 18 mil folhetos a informar da Linha Verde, com o número 800210691, para o qual os cidadãos devem ligar para articularem com a empresa a recolha ao domicílio.
A FCC Environment venceu o concurso público internacional para a concessão da recolha de resíduos no Fundão, começou a operar em janeiro e viu confirmada no final de março o direito a exercer as funções, após uma disputa legal de mais de dois anos que envolveu a anterior concessionária.
O contrato tem a duração de cinco anos e tem um valor global de 2,8 milhões de euros.