O plantel do Sporting da Covilhã, que para já apenas conta com um elemento com contrato, o avançado nigeriano Elijah (31 jogos e oito golos esta temporada), vai regressar ao trabalho a 1 de julho, preparando-se para o arranque da Liga 3 (4 de agosto), onde o objetivo será o regresso aos campeonatos profissionais, ou seja, a II Liga. Quem o diz é o novo presidente da direção, Marco Pêba, que no passado domingo, na tomada de posse dos órgãos sociais do clube, adiantou que o orçamento deverá baixar cerca de 200 mil euros em relação à época anterior (900 mil euros) e que a equipa terá mais jovens, alguns formados no clube serrano.
Para já, sabe-se que quatro dos mais antigos atletas, o capitão Gilberto Silva, Tiago Moreira, Zé Tiago e Traquina, deixam o clube. Gilberto anunciou a saída nas redes sociais, na passada semana, e diz que após 12 épocas consecutivas de leão da serra ao peito “chegou o tempo de ir embora”. O jogador, de 37 anos, natural de Guimarães, que ao longo da história do clube mais jogos fez com a camisola serrana (437 jogos, 20 assistências e 30 golos), agradeceu o apoio de adeptos, dirigentes e sócios, disse ter “a certeza de que vou sentir muita falta, principalmente de si eterno presidente José Mendes, a quem agradeço profundamente por tudo o que fez de mim, em tudo o que me ajudou e tudo o que me proporcionou” e garante que sai de “cabeça erguida e de consciência tranquila, pois sei que dei e fiz o meu melhor dentro e fora de campo em todos os momentos.” Pendurar as chuteiras não estará ainda no horizonte. “É hora de recarregar baterias e esperar que surja um novo desafio profissional” frisa.
Também Tiago Moreira, 36 anos, garante que sai com a certeza de que “fiz o meu melhor”, diz que foi no Covilhã que começou a sonhar com o futebol profissional e considerou José Mendes com “um pai do futebol”, esperando agora por “um novo projeto”. Tiago Moreira fez oito temporadas no Sporting da Covilhã (seis delas seguidas), com 225 partidas disputadas e três golos marcados.
Marco Pêba, em declarações à RCB, no domingo, dia em que o clube completou 101 anos de vida, confirmou as saídas, embora garanta que dois dos atletas foram convidados a ficar, mas preferiram rumar a norte, para junto das famílias. “Nós contra isso não conseguimos fazer nada” lamenta.
A próxima temporada, assegura, está já em preparação, a apresentação da equipa aos sócios será a 25 ou 27 de julho, já há adversários para jogos de pré-temporada e o plantel será “mais jovem”. O regresso de alguns atletas que já passaram pelo Covilhã, a integração de alguns juniores que foram campeões distritais esta temporada na pré-época, para tentarem ficar no plantel, e a contratação de atletas na Liga 3 e Campeonato de Portugal fazem parte do plano traçado, com o objetivo “de atingirmos a fase de apuramento de campeão”. “Vamos tentar subir esta época, mas não prometo nada” disse o presidente dos leões da serra à RCB. Marco Pêba disse ainda que “vamos todos tentar dignificar este clube que comemorou 101 anos. O nosso mandato vai ser isto, trabalhar em conjunto com os sócios”, acreditando, tal como já tinha dito ao NC, que dentro de dois anos o Sporting da Covilhã possa estar nas Ligas Profissionais.