É sempre assim, todos os anos, em finais de outubro, princípios de novembro. O bosque das Faias, em Manteigas, é visitado por milhares de turistas que, em caminhadas, organizadas ou não, pretendem ver este património natural único na região.
Para este ano, a autarquia já está a aceitar inscrições para as caminhadas que irão decorrer entre 1 e 23 de novembro, em que disponibiliza transporte, mas que são limitadas a um determinado número de participantes. O “Descobrir as Faias” decorrerá aos sábados, às 9:30 e 14:30, e aos domingos, às 9:30, num percurso de 4,8 quilómetros, a partir da Cruz das Jugadas. Do mesmo local, mas aos domingos, às 10 horas, o município, em colaboração com o Estrela Geopark, promove as “Faias em família”, de 2,5 quilómetros. No dia 23, à mesma hora, haverá uma caminhada de limpeza e reflorestação, que inclui almoço.
Recorde-se que no ano passado, o reeleito presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, anunciou que a autarquia estava a preparar um conjunto de medidas que evitem atropelos à natureza, por parte dos inúmeros turistas que acorrem ao local no outono. “Nós o que queremos é que as pessoas valorizem o local, o respeitem e preservem, e que cá possam dormir, almoçar e deixar cá dinheiro, na economia local” disse o autarca, quando confrontado pela oposição para a “pressão de visitação” do bosque das Faias nesta altura do ano, que recebe milhares de pessoas de norte a sul do País.
O autarca, contudo, recordava o peso que este cartaz turístico tem em termos económicos para sectores como a restauração e hotelaria. “Foram cinco a seis semanas que fizeram de novembro um balão de oxigénio para os nossos empresários”, disse Flávio Massano, prometendo a aplicação de algumas das medidas de proteção, como o ordenamento do estacionamento ali perto, a aplicação de uma cancela que impeça automobilistas de entrarem no próprio bosque e rota da Faia, e nova sinalização para caminheiros. O autarca dizia ainda que para evitar uma grande aglomeração, o município promoveria também outros locais a visitar, embora reconhecendo que o “passa a palavra” sobre as Faias trazem cada vez mais gente. “Quem nos dera ter outros locais com tanta visitação”, afirmava.
A autarquia, por estes dias, irá também promover o tradicional Mercado de Outono, entre 31 de outubro e 2 de novembro, no Pavilhão Municipal, em que além das tradicionais tasquinhas de comes e bebes, da gastronomia, se promovem os produtos locais e em que haverá também concertos. O destaque é de Nena, dia 1, às 22 horas.