O “maior madeiro do País” já tem programa completo

Evento promete três semanas de atividades e animação, que aliam tradição, gastronomia, cultura e música ao “maior madeiro” do País, segundo a autarquia

Uma tradição “profundamente enraízada” em terras de Penamacor que é um “verdadeiro símbolo de união, celebração e identidade comunitária.” Já está em preparação e tem programa definido, o evento “Penamacor Vila Madeiro”, que a Câmara promove entre 6 e 25 de dezembro, para celebrar o Natal, no qual é aceso aquele é considerado, segundo a autarquia, o “maior madeira do País”.  Durante três semanas a inicitiva promete tradição, gastronomia, música, cultura, passeios pedestres, espaços infantis e muita animação, além do já tradicional Mercado de Natal.

O certame é inaugurado no dia 6, pelas 17 horas, na Tenda Vila Madeiro, seguindo-se a inauguração da exposição “Altos-relevos e escultura na obra de Bertino Cordeiro”, no Museu Municipal. Pelas 21 horas decorre o concerto “Uma cura na Raia”, espetáculo que integra o processo de levantamento do património musical promovido pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, em colaboração com a Câmara, a Academia de Música e Dança do Fundão e diversas associações do concelho. No dia seguinte, registo para o primeiro grande momento da festa com a tradicional concentração do Madeiro, no recinto de Nossa Senhora do Incenso, local onde, pelas 22 horas, atuam os 4 Mens e que conta com a animação musical, noite dentro. Antes, mas ainda no dia 7, destaque para o Fórum Madeiro – A Chama da Tradição, que durante o dia, no Teatro Clube de Penamacor, pretende ser um encontro informal de investigadores que aproxima a comunidade do meio académico para valorizar o património local.

Mas o ponto mais alto desse fim-de-semana é o tradicional desfile do madeiro, na segunda-feira, 8, a partir das 14 horas, com o cortejo de tratores a carregar os troncos desde o Recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja, local onde o monte de lenha fica depositado até ao grande dia. Pelas 21 horas, a Tenda Vila Madeiro volta a receber mais um concerto, desta feita o espetáculo “Celebrar Hollywood”, que homenageia o cinema americano e os seus protagonistas.

Depois, no dia 13, pelas 14 horas, o Teatro Clube de Penamacor é palco da apresentação do livro “Serra da Malcata”, da autoria de António Cabanas. Durante a tarde desse dia, na Praça Vila Madeiro, há danças, cantares tradicionais, e à noite sobe ao palco o artista Saúl, isto já depois de na Igreja Matriz decorrer o concerto de Natal dos alunos do polo de Penamacor e da Orquestra Sinfónica da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF).  No dia 14 à tarde, o Convento de Santo António é mais uma vez cenário do Encontro de Cantares ao Menino, iniciativa que arranca para a 9ª edição. Pelas 18h30, o dia termina com o concerto de Natal da Orquestra Tradicional Cordinhas da Beira Baixa, na Tenda Vila Madeiro.

No dia 20 decorre, pela manhã, o tradicional passeio pedestre com plantação de sobreiros. De tarde, na Tenda Vila Madeiro, decorre uma demonstração culinária “Sabores de Natal – Tradição e inovação à mesa”, pelo chef Marco Santos, actuam o Coro da Academia Sénior de Penamacor, os Cavaquinhos da Escola Geração Musical e à noite há o Baile do Madeiro, na Casa do Povo.

No dia 21 há a atuação do Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro, a apresentação do livro “Amor e Obsessão” de Élvio Carvalho e o concerto The Classic, no qual três cantores, unidos pelo gosto pela música e pelo canto clássico, juntam as suas vozes para apresentar grandes clássicos. No dia seguinte, 22, a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires faz a festa.

Já no dia 23, destaque para a atuação do Coro Rociero Cosita Buena, e para o Flash Mob de Natal Amicita Chorus. Este é um dos dias grandes do evento, já que é aí que se acende o Madeiro, (dois dias antes, e não um, do dia de Natal), à meia-noite, numa noite em que a Praça recebe, pelas 22h30, o Wallow Gospel Choir & Band.

Até ao final do evento, nota para a peça teatral “O Pai Natal e a Brigada de Gnomos do planeta Feliz: Um Natal sustentável”, no dia 5, pelas 18 horas, num espetáculo dedicado aos mais novos e que celebra o espírito de Natal e sensibiliza para a importância de proteger o planeta. Todos os dias, o evento conta com mercado de Natal, com um mercadinho do livro, com o espaço infantil “Casinha do Pai Natal” e com jogos e pinturas faciais.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã