Procurar
Close this search box.

O melhor queijo do mundo é da Soalheira

Queijo amanteigado de ovelha foi o vencedor do concurso mundial de queijos, cuja final decorreu em Viseu

O queijo de ovelha amanteigado produzido pela Quinta do Pomar, na freguesia da Soalheira, concelho do Fundão, foi considerado, na passada semana, o “melhor queijo do mundo” durante o concurso “World Cheese Awards 2024”, cuja final decorreu pela primeira vez em Portugal, em Viseu.

No 36º ano deste certame, apresentaram-se a concurso cerca de 4800 queijos de 47 países, com o queijo da Soalheira a reunir a preferência de entre 240 jurados, entre os quais especialistas na área dos queijos, como tecnólogos e avaliadores de queijos, bem como retalhistas e compradores, ‘chefs’ e jornalistas.

Em comunicado, a Câmara do Fundão já felicitou o produtor, lembrando que esta distinção “é o reconhecimento da excelência dos produtos endógenos do concelho do Fundão.”

A organização, na sua página, explica que o melhor queijo do planeta é de “leite de ovelha macio e de colher” e feito por um “queijeiro espanhol em Portugal”. “Feito com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano (conhecido como cardo), o queijo vencedor é consumido habitualmente cortando a parte superior e retirando com uma colher a sua pasta quase líquida”, refere a organização.

Na sua página no Facebook, a empresa agradece a todos quantos confiam na sua qualidade e tradição, e classifica este reconhecimento como “fruto do trabalho árduo, dedicação e paixão de toda a nossa equipa. Um agradecimento aos nossos produtores, que sem eles não teríamos este produto de excelência, que nos fornecem ingredientes de qualidade. Um agradecimento especial também aos nossos fundadores, que transformaram um sonho em realidade e elevaram a tradição queijeira da nossa terra ao mais alto patamar.”

Também a Junta de Freguesia da Soalheira manifesta o seu “profundo orgulho” pela “conquista extraordinária.” Um prémio que “eleva a nossa terra ao mais alto reconhecimento global.” Segundo a autarquia, a tradição e “o talento soalheirense brilharam” no concurso, e este feito “não é apenas uma vitória, mas um símbolo de inspiração e orgulho para todos os soalheirenses”. A Junta parabeniza todos os produtores e lembra que outros produtores locais receberam medalhas no concurso, em diversas categorias, “reafirmando a excelência da nossa região.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã