Procurar
Close this search box.

Oficina quer aproximar a escola ao teatro

No Tortosendo

A artista Maria Belo Costa está a desenvolver desde outubro, na escola EB 2/3 do Tortosendo, uma oficina de teatro que visa desenvolver as ações entre a escola, os equipamentos culturais e as práticas artísticas da região.

Um projeto desenvolvido no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), o Plano Nacional das Artes e o Teatro Municipal da Covilhã (TMC~), que dá continuidade ao trabalho iniciado em 2023, intitulado “Como se cria um grupo de teatro na escola?”.

“O foco é o teatro escolar, através da criação de uma oficina de práticas artísticas com alunas e alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. A artista multidisciplinar Maria Belo Costa tem como missão promover, de forma regular e tendo em conta a programação e as atividades desenvolvidas no TMC, o envolvimento de jovens adolescentes com as práticas teatrais e de movimento a partir da sua linguagem artística e das referências culturais locais, fomentando assim o interesse, a exploração e a descoberta do teatro juvenil” explica o TMC em comunicado.

A oficina, segundo esta entidade, tem como premissa o “cruzamento de linguagens e, assim, ao teatro associa-se a dança.”

São realizados jogos para promoção da espontaneidade e exercícios que visam o desenvolvimento da concentração, da imaginação e da criatividade. Como matéria de trabalho de criação são usadas músicas, livros, imagens, filmes, notícias e conversas.

“A oficina procura aliar o “fazer” ao “ver e conhecer”, para aumentar a sensibilidade estética dos participantes” explica o TMC. Algumas sessões decorrem na principal sala de espetáculos da Covilhã e o grupo será convidado, “com regularidade”, a ver espetáculos da programação e a estar próximo dos artistas.

Alem do trabalho específico com o grupo de alunos, “pretende-se o envolvimento de toda a comunidade escolar.” Nesse sentido serão propostas oficinas mensais para os pais, professores e funcionários que desejarem experimentar as práticas artísticas do teatro e da dança.

No final dos trabalhos, em junho de 2025, realizar-se-á uma partilha informal do processo com a comunidade local, na escola ou no TMC.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã