Procurar
Close this search box.

Oposição propõe providência cautelar

Para travar prospeção de lítio na Argemela

A coligação CDS/PSD/IL na Câmara da Covilhã propôs na reunião privada do executivo de sexta-feira, 10, que o município, em conjunto com o do Fundão, avance com uma providência cautelar com vista à suspensão imediata dos trabalhos de prospeção de lítio na Serra da Argemela.

A proposta foi apresentada por Pedro Farromba, que a fundamentou com “as investigações que estão a ser feitas às concessões de lítio em outros locais” e ao processo de investigação iniciado em 2021 “em relação à concessão da exploração de lítio na Argemela” que envolvia o então secretário de Estado da Energia e atual ministro das Infraestruturas, João Galamba.

“Esta proposta não faz sentido, porque nós já estamos a trabalhar nisso”, respondeu o vice-presidente da autarquia, Serra dos Reis, que sublinhou que os dois municípios “estão a trabalhar na defesa dos interesses da população” e tudo o que for feito “será em conjunto”, embora descarte associações entre as suspeições tornadas públicas em Montalegre “ao que quer que seja”.

Segundo Serra dos Reis, avançar com uma providência cautelar é uma possibilidade, “como tantas outras”, e referiu que qualquer pessoa pode desencadear esse procedimento.

Pedro Farromba frisou que a providência cautelar pode servir para “averiguar durante a suspensão dos trabalhos se a Serra da Argemela, ou se esta concessão, está envolvida também em algum desses processos” que “decorrem no âmbito nacional”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã