Oposição vota contra alteração orçamental

Pedro Farromba afirma que autarquia adia obras para ter dinheiro para festas

Os três vereadores da coligação “Junto fazemos melhor” votaram contra a oitava revisão orçamental da Câmara da Covilhã, que acabou por ser aprovada pela maioria socialista na passada segunda-feira, 23, por discordarem que sejam retiradas algumas verbas do orçamento municipal que consideram importantes para o concelho.

Pedro Farromba afirma que esta revisão aumenta a despesas e diminui o investimento, e que em pré período eleitoral se está a “retirar dinheiro de obras para festas”. O vereador dá como exemplos as obras na estrada municipal 506, entre o Data Center até à rotunda do Ferro e entre Peraboa e a Ponte Pedrinha, e um troço do eixo TCT, entre o Canhoso e a Rotunda do Operário. “A obra não se vai fazer no início do mandato, mas são duas obras que foram bandeira que deixam de ser realizadas” acusa o vereador da oposição.

O presidente do município, Vítor Pereira, refuta as acusações, diz que algumas verbas foram reencaminhadas para, por exemplo, refeições e transportes escolares e eventos culturais, e até a compra de massas asfálticas, e touvenant, para o município realizar obras em estradas municipais. O autarca garante que nas vias em causa, serão as brigadas do município a trabalhar diretamente, e que só não foi a opção inicial porque o Tribunal de Contas obrigava a revisão de preços em contratos superiores a 400 mil euros, o que fez com que a autarquia tivesse que abrir concurso público para contratar uma empresa que fizesse esse trabalho. “Isso fez com que se obras se atrasassem” disse o autarca, que reconhece que algumas das empreitadas já não serão levadas a cabo pelo atual executivo. No entanto, garante que fica “tudo pronto” para que um próximo presidente de Câmara possa colocar as empreitadas no terreno.

A oitava revisão ao orçamento deste ano é apreciada e votada na próxima segunda-feira, 30, em reunião da assembleia municipal.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã