Os autocarros do Sporting Clube da Covilhã

Miguel Saraiva

 

Foi em 18 de outubro de 1963 que o Sporting Clube da Covilhã adquiriu o seu primeiro autocarro, sob a presidência do Dr. José Calheiros, sendo uma iniciativa que partiu de uma comissão de empreendimentos, que era composta por vinte e seis elementos, entre sócios e diretores. Esta campanha foi liderada pelo diretor Manuel Augusto Pintassilgo, um dos principais dirigentes e financiadores dos “Leões da Serra”. Assim, no dia 18 de outubro de 1963 à tarde, na Praça do Município, concentrava-se uma enorme multidão, com a Banda da Covilhã a dar mais um ato festivo à chegada do novo autocarro do clube, que era da marca Bedford e tinha uma capacidade de 22 lugares, tendo um custo de 295.200$00. A bênção do autocarro foi realizada pelo padre Morgadinho, sendo a madrinha de batismo da viatura a filha de Manuel Pintassilgo, a menina Maria Manuela Rodrigues Pintassilgo. De salientar também a presença dos srs. presidente da Câmara Municipal, Dr. José Ranito Baltazar, e do senhor Salvador Caetano, da firma construtora da viatura. O autocarro veio em muito ajudar as deslocações da equipa covilhanense, lembrando também aqueles que o dirigiram, como José Fazendeiro, Jaime Pires Pinto (na foto), António Dias da Costa Pardal, Sebastião Augusto Mendes, Hermínio Torrão e, ocasionalmente e na falha de algum motorista, o dirigente Carlos Ranito Xistra.

Avançando no tempo, o emblema serrano possuiu um segundo autocarro a partir de 4 de setembro de 1984, que foi adquirido na direção liderada pelo presidente Álvaro Ramos. Esta viatura, também da marca Bedford, teve um custo de 5.000 contos e tinha capacidade para 23 lugares.

O terceiro autocarro do Sporting Clube da Covilhã foi adquirido em 15 de dezembro de 1986, na direção do presidente Dr. José Luís Brito Rocha, sendo uma viatura da marca Renault com capacidade para 31 lugares e que teve um custo de 5.700 contos, dos quais 3.000 contos foram suportados pela empresa de iogurtes “Yophil”, com o protocolo do emblema covilhanense fazer publicidade desta marca nas camisolas do clube durante duas épocas, assim como no próprio autocarro.

O segundo e o terceiro autocarro também foram dirigidos por António Dias da Costa Pardal, Francisco Alves Gomes Carrola, Hermínio Torrão e Jaime Gomes.

Após duas décadas em que o Sporting Clube Covilhã não teve um autocarro próprio, sendo as viagens efetuadas em viaturas alugadas ou mesmo nas carrinhas do clube, foi adquirido o quarto autocarro na história do emblema serrano em 5 de fevereiro de 2020, na direção liderada pelo presidente José de Oliveira Mendes. Este era um dos seus grandes objetivos e que foi realizado, com um investimento na ordem dos 300 mil euros. O autocarro da marca Mercedes-Benz 634 tem capacidade para 40 lugares e está adaptado às necessidades de uma equipa de futebol, privilegiando o espaço para algumas comodidades, como a máquina de gelo ou copa, sendo atualmente dirigido por Rui Gomes, depois de ter sido conduzido por Francisco de Jesus Dias e, ocasionalmente, por José Carlos Brito e Rui Carrola.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã