Quando se fizer uma intervenção em passeios da Covilhã, ela será aproveitada para reproduzir em parcelas desses pisos, com paralelepípedos pretos e brancos, amostras de desenhos de tecidos, com o intuito de criar a Rota do Debuxo, informou a vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, durante a reunião pública do executivo realizada na sexta-feira, 19.
A aplicação de debuxos no pavimento visa criar “mais uma rota de arte urbana na cidade que radique na ideia de cidade-fábrica” e ser “mais um conteúdo identitário, artístico e cultural”.
A autarca explicou que nenhum passeio será levantado para proceder a esses desenhos através da técnica da calçada portuguesa. O que está previsto é avançar com a reprodução de desenhos quando for necessário reparar ou fazer novos passeios, sendo que os primeiros poderão ser criados na Alameda Europa.
“Qualquer reabilitação será uma oportunidade” para pôr o projecto em prática, acentuou a vereadora.
Segundo Regina Gouveia, serão aplicados no pavimento vários padrões de debuxos, desenhados para a indústria têxtil covilhanense, e os mais complexos deverão ser replicados “em pequenas zonas, como apontamentos”.
(Notícia completa na edição papel)