Pedro Silveiro, eleito pelo PS para o executivo municipal, vai ser, neste mandato, o vice-presidente da Câmara liderada pelo também socialista José Miguel Oliveira. O autarca nomeou Silveiro para o cargo na passada sexta-feira, 7, altura em que decorreu a primeira reunião do órgão, de carácter privado, em que ficou também definido que Guida Leal, a terceira da lista socialista, será vereadora a meio-tempo. O executivo aprovou ainda a delegação de competências no presidente.
Em declarações à RCB, José Miguel Oliveira disse que este será “o figurino inicial” do executivo. Pedro Silveiro ficará com as pastas do urbanismo, ordenamento do território, serviços municipais, entre outras, e Guida Leal com a educação, ação social e outras partilhadas com o presidente de Câmara, que ficará com pelouros como as finanças ou proteção civil, entre muitas outras.
José Miguel Oliveira já revelou que, por motivos de calendário, há assuntos que são prioritários, como o orçamento para 2026 e a preparação do Penamacor Vila Madeiro, um dos maiores cartazes turísticos do concelho que se inicia a 6 de dezembro. “Estamos a preparar o programa, fazer as contratações necessárias, queríamos dar um toque diferente, mantendo a aposta de qualidade num evento que já tem pergaminhos a nível nacional, local e regional” revela o novo autarca.
Já na passada semana, na quinta-feira, 6, o executivo reuniu com representantes do Movimento Cívico Gardunha Sul, que transmitiram à Câmara as suas preocupações relativamente ao projeto Sophia, uma central fotovoltaica que abrange três concelhos da região: Penamacor, Fundão e Idanha-a-Nova. “Este encontro reforça a disponibilidade do executivo camarário em ouvir as preocupações das populações locais, no âmbito da política de proximidade que se pretende implementada no Município” explica a Câmara de Penamacor em comunicado.
