Pelotão da Volta sobe hoje à Torre

Hoje o pelotão da Volta a Portugal em bicicleta enfrenta, num dia de temperaturas muito elevadas, a etapa rainha da prova, a subida à Torre, na tirada que liga o Sabugal à Covilhã, numa extensão de 179 quilómetros que passa também pelos concelhos de Penamacor e Belmonte.

Na Covilhã as restrições estão previstas a partir das 15:00. Os ciclistas entram no concelho no percurso Sarzedo – rotunda da EM 501 (direção Covilhã /Teixoso) – Gibaltar – Teixoso – Canhoso – Covilhã.

Na cidade a circulação rodoviária fica interdita a partir das 16:10, no circuito Avenida Cidade Rio de Janeiro – Alameda da Europa – Alameda Pêro da Covilhã – Av. Da Universidade – Estrada da Palmatória – Rua Marquês de Ávila e Bolama – Rua Visconde Coriscada – Pelourinho – Rua Rui Faleiro – Rua Gregório Geraldes – Rua Montes Hermínios.

Em Penamacor está prevista a passagem do pelotão por Vale da Senhora da Póvoa, às 13:42, Benquerença (centro), às 13:53, Meimoa, às 14:02, e pela meta volante em Penamacor, às 14:21.

O russo Artem Nych (Anicolor-Tien21), detentor do título, sobe à Torre de camisola amarela, com oito segundos de vantagem sobre o trepador colombiano Jesús Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), seguido do sul-africano Byron Munton (Feirense-Beeceler), terceiro na classificação geral.

Às 12:30 os ciclistas partem do Sabugal e vão encontrar na Torre a única contagem de montanha de categoria especial da Volta a Portugal.

Após passarem as metas volantes de Penamacor (67,2) e Belmonte (111,8), os ciclistas encontram a primeira contagem de montanha do dia, uma terceira categoria situada em Sarzedo, ao quilómetro 142,1.

A jornada prossegue até à Covilhã, onde um sprint intermédio (159,1) antecede os 20,1 quilómetros de subida à Torre, com a chegada a estar prevista para as 17:33.

Na prova, do terceiro escalão do ciclismo internacional, participam 15 equipas, nove portuguesas e seis estrangeiras.

Dos ciclistas do pelotão, nenhum vencei ainda a etapa da subida à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã