Procurar
Close this search box.

Penamacor acende maior madeiro do país no sábado

Presidente conta assistir à “melhor edição de sempre”

Aquele que se apelida de “o maior madeiro de Portugal”, em Penamacor, reúne as condições para ter este ano a melhor edição de sempre, afirmou o presidente, António Beites, que alude à “enorme moldura humana” verificada no primeiro fim de semana da Vila Madeiro, quando foi feito o desfile da “malta de 2003” que transportou para o centro da vila os tratores com os troncos que serão acesos à meia-noite de dia 23, junto à Igreja.

O autarca diz que este ano “também o São Pedro ajudou e as previsões meteorológicas são favoráveis para que as pessoas saiam à rua, como aconteceu nos dois últimos fins de semana, o que, aliando à época festiva e à aposta cultural, são fatores que ajudam a uma maior participação e a um cenário atrativo para os visitantes de vários pontos do país que se têm deslocado à vila e também “muitos espanhóis”.

“Todos se associaram para que esta tradição possa continuar o que tem sido nos últimos anos e creio que temos aqui reunidas todas as condições para possa ser o melhor ano de sempre da Vila Madeiro em termos desta aposta cultural”, sublinhou António Beites.

O programa, que começou dia 7, prolonga-se até 25 de dezembro e o investimento do município rondou os 200 mil euros num cartaz que, segundo o autarca, tem atraído cada vez mais visitantes, o que se revela “muito importante em termos de atratividade económica”.

Segundo António Beites, os visitantes “podem esperar um ambiente com muita animação cultural, com muita animação musical, com muitas tasquinhas, o comércio tradicional a funcionar, o artesanato exposto”.

Também a vila vai estar adornada com a flora local, uma caraterística de anos anteriores, mas que este ano “foi reforçada”, recorrendo a elementos naturais para garantir a decoração.

O ponto alto acontece na noite de dia 23, quando a “malta do ano” acende a gigante fogueira de sobreiros, à meia-noite, um momento acompanhado por milhares de pessoas.

A animação começa a partir das 16:00, com música e teatro de rua. Às 22:30, na Praça Vila Madeiro, atuam os Shout. Depois de aceso o madeiro, o entretenimento continua pela noite dentro.

No dia de Natal, às 16:30, há um espetáculo circense de Natal pela Companhia Marimbondo, na Praça Nova do Ex-Quartel.

Todos os dias está disponível um espaço infantil, com a Casinha do Pai Natal e a Fábrica de Brinquedos, o Mercado de Natal, o Mercadinho do Livro e uma exposição de fotografia de José Lopes Nunes.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã