Procurar
Close this search box.

Penamacor inaugura obras na zona histórica

Intervenções incluem a requalificação do Castelo/ Fortaleza de Penamacor e do acesso ao cimo da vila

A Câmara de Penamacor inaugura sábado, dia 7, às 18:00, as obras de requalificação da zona histórica, que representam um investimento de um milhão de euros e incidiu em diferentes intervenções, informou o presidente durante a reunião pública de sexta-feira, 29.

António Beites sublinhou que foi feita uma “reabilitação urbana completa” da zona histórica, que incluiu a remodelação de acessos, do interior do Castelo/ Fortaleza, da Torre do Relógio, da Torre de Menagem e de vários imóveis.

O presidente da Câmara de Penamacor acrescentou que foram também intervencionadas as infraestruturas de eletricidade, de telecomunicações e de Internet sem fios.

O autarca frisou que, na zona, imóveis que eram do domínio público foram reabilitados e que essa decisão do município teve como reflexo o investimento por parte de particulares.

As obras prolongaram-se no tempo devido a “alguns percalços”, nomeadamente um chumbo do Tribunal de Contas que atrasou a empreitada.

“Foi necessário refazer projeto, lançar novos concursos, mas eu prefiro falar da atualidade, que dia 7 vamos inaugurar a requalificação da zona histórica”, salientou António Beites.

O conjunto de intervenções, financiadas pelo programa Portugal 2020, contemplou a criação, junto à Torre de Menagem, de um anfiteatro, para “potenciar a vertente cultural na zona histórica”.

“Não tenho dúvida que [a intervenção] será uma pérola para que o investimento privado que hoje já está a acontecer na zona histórica possa dar continuidade, acima de tudo, a uma oferta de alojamento local”, reforçou António Beites, que está a cumprir o último ano do terceiro mandato.

A inauguração do conjunto de obras está marcada para o primeiro dia de animação do programa “Penamacor Vila Madeiro”, em que Quim Barreiros atua, às 22:00, no recinto das Senhora do Incenso.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã